Home / Destaque / Aruba celebra o ano internacional do turismo sustentável

Aruba celebra o ano internacional do turismo sustentável

A Assembleia Geral da ONU declarou 2017 o ano internacional do turismo sustentável como ferramenta para o desenvolvimento, cuja celebração aconteceu no dia 27 de setembro. A data destacou o turismo como a terceira maior indústria de exportação do mundo, depois de produtos químicos e combustíveis. Aruba possui forte relação com a celebração global, já que tem uma economia amplamente voltada ao setor e não mede esforços para tornar o turismo na ilha cada vez mais sustentável. São avanços significativos, considerando que mais de 1.600.000 pessoas chegam à ilha todos os anos e que 92% da economia depende exclusivamente do setor.

Crédito: Passageira.com.br / Andressa Griffante.
Crédito: Passageira.com.br / Andressa Griffante.

Aruba tem sido por muitos anos líder da região do Caribe na geração de mudanças, incentivando a sustentabilidade e proteção ambiental como parte de seus valores e missão, razão pela qual quase 20% da ilha é um parque nacional protegido.

Carlos Barbosa, Diretor da Autoridade de Turismo da Aruba no Brasil, afirma que “a Ilha Feliz trabalha há vários anos no turismo sustentável. Prova disso é que, em nossa área de 180 quilômetros quadrados, decidimos implementar ações para a preservação dos recursos naturais e do meio ambiente”.

Do mesmo modo, o governo de Aruba promove fortemente o uso de energia renovável, especialmente a energia solar e eólica. Com ventos alísios favoráveis e 2.500 horas de sol por ano, Aruba tem um enorme potencial para geração de energia renovável.

Recentemente, Aruba recebeu o prêmio “Liderança de Destino” em 2015 na ITB de Berlim, a maior convenção de turismo do mundo. “Temos um objetivo claro de chegar a 2020 como destino 100% de sustentável e sem depender de combustíveis fósseis, e para isso estamos usando o que temos à mão: o vento e o sol”, complementa Carlos Barbosa.

Aruba tem gerado importantes programas para educar e conscientizar sobre a importância de cuidados com o meio ambiente, tanto para a população local como aos turistas que visitam a ilha. Entre algumas das ações realizadas, estão:

  • A inauguração em 2009 do parque eólico de Van Der Piet, que possui 10 turbinas a 180 metros de altura e produzem 20% da energia da ilha;
  • A realização anual da competição de reciclagem AHATA, uma iniciativa para sensibilizar jovens e adultos sobre a importância da reciclagem. É prevista a coleta de lixo e a criação de obras de arte a partir de elementos reciclados;
  • Em 2015, foram inaugurados 14 mil painéis no primeiro parque solar, localizado no telhado dos estacionamentos do aeroporto internacional Reina Beatriz, considerado o mais moderno do Caribe;
  • Desde 2010, é celebrado anualmente o “Green Aruba”, uma conferência que destaca e ensina boas práticas em eco-eficiência e energia renovável, buscando tornar-se um modelo de sustentabilidade no Caribe.
  • Na terceira e na quarta semana de cada mês, é realizado o “A-Mile”, liderada pela AHATA, onde empresas e hotelaria adotam um quilometro de praia, estrada ou campo para mantê-la limpa.

Confira nossa galeria de fotos de Aruba.

Crédito: Passageira.com.br / Andressa Griffante.
Crédito: Passageira.com.br / Andressa Griffante.

Sobre Aruba

Um dos destinos mais visitados do Caribe, Aruba – a Ilha Feliz – é um lugar de contrastes, onde águas cristalinas e intocadas coexistem com áreas desérticas ao norte da ilha. Em Aruba, paz e relaxamento contrapõe-se com atividades de aventura, e a influência holandesa encontra a praticidade do estilo de vida americano. Localizada no Caribe, fora da rota de furacões, o destino tem voos constantes que saem de varias cidades do Brasil. Há ventos alísios durante todo o ano e uma temperatura média de 28°C.

Aruba oferece um pedacinho de paraíso aos amantes de praia, fanáticos por adrenalina, apaixonados por relaxamento, incluindo praias impressionantes, uma cultura culinária em evidência, festivais e eventos culturais, atividades emocionantes em terra e na água, galerias de arte e museus, suntuosos spas e lojas exclusivas. É possível encontrar resorts all inclusive e hotéis boutique na encantadora Eagle Beach, grandes cadeias hoteleiras em Palm Beach ou um hotel cosmopolita na cidade em Oranjestad. A ilha dos contrastes oferece a escapada perfeita para os visitantes que chegam pela primeira vez e também aos que repetem a sua visita a um verdadeiro paraíso no Caribe.

 

Informações via assessoria de imprensa

Sobre Andressa Griffante

Andressa Griffante é jornalista gaúcha, mora em Porto Alegre e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito pra nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe pra aprender com o mundo. Além de editora deste blog, é empreendedora online na agência RSbloggers - com a qual foi considerada uma das 30 pessoas mais influentes do mercado digital de 2016 pelo YouPIX.

Veja Também!

freddo

Confira 5 dicas para viajar com seu pet sem estresse!

Quem mais aí tem pet e fica de coração apertado tendo que deixá-lo nesse período …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *