Home / Dicas / Passaporte na mão?

Passaporte na mão?

Quem costuma viajar sabe que nem sempre as coisas saem como previsto. Não é? Um atraso no voo, mala perdida, taxas extras, filas e outros tantos contratempos… Porém, muitos problemas também podem ser resultado de passageiros desavisados ou desorganizados! É gente, e acontece nas melhores famílias! :^)

Pois eu estou aqui hoje pra contar de um baita deslize meu, que me fez perder um voo para Nova York! Agora que já estou embarcando pra lá, com passagem e documentos na mão, posso escrever sobre essa história um pouco mais leve, sem aquele aperto no peito! E espero contribuir pra que ninguém cometa a mesma mancada que eu.

Já havia perdido 2 voos antes disso, pra Curitiba. E já tinha sido horrível! Me programar pra uma coisa e não conseguir cumprir, por uma falha minha. Pois em abril desse ano, estava eu no aeroporto, prestes a embarcar pra Nova York, fazendo meu check in com o passaporte que continha o visto norte-americano válido, mas… opa! Onde está o passaporte atual? Me pergunta a moça do check in. E eu penso: MEU DEUSSS!! É: o passaporte tinha o visto em dia, mas estava com o prazo expirado!

Eu não havia me dado conta desse “detalhe”. Com a correria de trabalho, compra de dólares, mala pra fazer, talvez um pouco de ansiedade e com certeza falta de planejamento e atenção, não pude embarcar e ainda decepcionei a família que estava me aguardando pra curtir a terra do Tio Sam. E o pior: sem conseguir reaver nada do valor da passagem.

No fim das contas consegui depois de um mês outra passagem com um bom preço e neste meio tempo agendei a renovação do passaporte. E ainda tive o susto da suspensão dos passaportes pelo governo! Mas aí foi só um susto mesmo, pois não interferiu na confecção do meu, que já estava em curso. E fico feliz que não tenham ido adiante com a suspensão sem cabimento.

Depois de tudo, uma dica que eu dou (e que aprendi): renove o seu passaporte se ele estiver vencendo, mesmo que você não tenha viagem marcada. Nunca se sabe quando irá precisar! E no caso de ter uma viagem ao exterior, revise mais de uma vez os documentos necessários, vacinas, vistos…

E vocês, tem alguma história parecida? Algum voo perdido? Falta de algum documento? Por favor! Digam que não sou a única desatenta! rsrs

Sobre Andressa Griffante

Andressa Griffante é jornalista gaúcha, mora em Porto Alegre e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito pra nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe pra aprender com o mundo. Além de editora deste blog, é empreendedora online na agência RSbloggers - com a qual foi considerada uma das 30 pessoas mais influentes do mercado digital de 2016 pelo YouPIX.

Veja Também!

SG_EFsch_45

10 destinos em alta para fazer intercâmbio em 2018

Fazer um intercâmbio é sempre resultado de muito planejamento. Qual o melhor destino? Quanto tempo …

2 comentários

  1. Que situação!!! Mas é horrível mesmo, porque o visto tem validade de 10 anos e o nosso passaporte tinha de 5 anos. Eu vou sempre precisar usar um passaporte para viajar (com a data válida) e um para carregar o visto, porque as validades não vão coincidir… Meu maior medo sempre foi não chegar no aeroporto por causa de trânsito. Além disso, morro de medo de esquecer documento pessoal com foto nos vôos nacionais. Sempre carrego um na carteira, um na bolsa, um na mochila e um com meu noivo.

    • Oi Erika! Pois é! Nessa função das datas do visto e passaporte não coincidirem eu me confundi total! Agora to olhando validade de tudo! hehe.
      Mas é melhor ter essa preocupação demasiada do que “relaxar” e perder o voo!
      Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *