Miraflores

Roteiro de três dias em Lima, no Peru

Aqui vai uma dica de roteiro pra quem curte mochilão! São os três dias de passeios do casal Marina e Níkolas em Lima, no Peru, na trip latinoamerica realizada em setembro de 2018. O período de estadia na cidade é curto, mas o suficiente para uma boa imersão na cultura, gastronomia e história peruana. E é geralmente o tempo que os brasileiros passam na capital do Peru, já que o grande foco é sempre visitar Cusco e Macchu Picchu.

Então confiram aí abaixo o relato da Marina Griffante (arquiteta), e quem tiver dicas extras deixe nos comentários!

1 – Primeiro dia em Lima (passeio pelo charmoso bairro Miraflores)

Depois de horas de vôo (Porto Alegre – Lima) e de uma longa espera no aeroporto de Buenos Aires, chegamos na primeira cidade do nosso roteiro, Lima, por volta das 23h. Chamamos um Uber até o Airbnb previamente reservado, localizado no bairro de Miraflores, e, apesar do horário, já tivemos uma prévia do trânsito caótico que enfrentaríamos pelos próximos 3 dias.

Os passeios mesmo começariam no dia seguinte, quando saímos a pé para conhecer o bairro em que estávamos hospedados, que é considerado o mais turístico da cidade. Passeamos por toda a orla até o Larcomar, um shopping a céu aberto com uma vista linda especialmente em dias de sol – Lima, apesar de nunca chover, está sempre coberta por neblina. Almoçamos por ali mesmo, em uma unidade da rede de restaurantes: Tanta.

A tarde seguimos o passeio pelo bairro Barranco, também bastante turístico e boêmio, onde pudemos conhecer o Parque Del Amor e a Puente de Los Suspiros. Para quem gosta de moda, o Museu Mate apresenta uma acervo de fotos de Mário Testino, fotógrafo de moda peruano.

A noite fomos conhecer Huaca Pucllana (entrada 15 soles/pessoa), importante sítio arqueológico preservado no meio do bairro de Miraflores. Conta com visita guiada e, à noite, a iluminação é muito bonita.

2 – Intenso dia de passeios pela arquitetura e história

Dia de visitar o Museu LUM – Lugar de la Memória (parada obrigatória pra arquitet@s e com entrada FREE). Literalmente encravado na rocha, foi construído em níveis nos quais os acessos se dão por rampas e chega ao final do percurso de frente para a Baía de Lima, fazendo alusão a (re)descoberta da liberdade (os arq. piram nas edificações poéticas).

Como bons apreciadores de gordices que somos, fizemos uma parada no shopping Real Plaza Salaverry para experimentarmos o famoso hambúrguer do Papacho’s, e comprovamos a fama: é realmente muito bom!

Após, partimos para o Centro Histórico de Lima, onde participamos de um Free Walking Tour – que nada mais é do que um tour guiado a pé onde cada turista contribui com o valor que pode ou acha justo. O encontro foi em frente a Iglesia La Merced e seguimos visitando os principais pontos: La Plaza Mayor y El Palacio Presidencial de Lima, Iglesia de Santo Domingo, Casa de La Literatura Peruana, Palacio de José Bernardo Torre Tagle, etc. É bem cansativo, porém uma ótima opção pra quem quer economizar sem deixar de conhecer a cidade.

3 – Despedida de Lima e rumo à Cusco!

Para finalizar com chave de ouro, antes de pegarmos o voo para Cusco, fomos tomar café-da-manhã em uma unidade da La Lucha, rede de “sangucherias” muito popular em Lima. Os sucos e sanduíches são ótimas pedidas!

Outra pedida é assistir ao espetáculo do Circuito Mágico de Águas (entrada 4 soles/pessoa). São aproximadamente 15 minutos de show de luzes e águas dançantes, com horários fixos por dia. Vale a pena conhecer!

Sobre Andressa Griffante

Andressa Griffante é jornalista gaúcha, mora em Porto Alegre e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito pra nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe pra aprender com o mundo. Além de editora deste blog, é empreendedora online na agência RSbloggers - com a qual foi considerada uma das 30 pessoas mais influentes do mercado digital de 2016 pelo YouPIX.

Veja Também!

Colônia de Sacramento: un “viaje lento” en Uruguay

  Ao caminhar pelas calles de Colônia de Sacramento, não tenha pressa! Sabe aqueles destinos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *