Viaje por destinos, culturas, eventos e experiências...

Arthur de Faria e convidados celebram a Porto Alegre musical dos anos 50 a 70 em espetáculo gratuito no Instituto Ling

Agenda, Destaque

Crédito da foto: Vinicius Angeli

O projeto Frequências Sonoras volta a movimentar a cena cultural de Porto Alegre com um espetáculo que celebra as sonoridades e artistas da capital gaúcha. A apresentação acontece neste sábado, 30 de agosto, às 19h, no Instituto Ling, e promete uma viagem pela história da música local. Conduzido pelo músico, jornalista e pesquisador Arthur de Faria, o show revisita diferentes épocas, intercalando causos e histórias das décadas de 1950, 1960 e 1970 com músicas executadas ao vivo.

No palco, Arthur será acompanhado por uma banda de destaque formada pela pianista Aline Araújo, o percussionista Fernando do Ó, a baixista Júlia Pezzi, a cantora Loma Pereira e o acordeonista Paulinho Cardoso. Juntos, eles darão vida a um repertório que homenageia artistas importantes da cena musical de Porto Alegre, muitos deles esquecidos pelo tempo.

A experiência vai além da música: a ambientação visual ficará por conta da cartunista e ilustradora Ana Luiza Koehler, que recriará a Porto Alegre de outras décadas por meio de ilustrações projetadas ao vivo, transportando o público para uma atmosfera nostálgica e envolvente. O evento é gratuito, e os ingressos podem ser retirados pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h desta quinta-feira, 28 de agosto.

Inspirado na pesquisa apresentada por Arthur de Faria no livro Porto Alegre, uma biografia musical, o espetáculo valoriza uma geração que ajudou a construir a identidade cultural da cidade. Esta será a terceira edição do Frequências Sonoras em 2025, sempre com curadoria e produção de Bruno dos Anjos e Mauryani de Oliveira, que propõem encontros entre artistas de diferentes linguagens e contextos.

As edições anteriores do projeto trouxeram apresentações marcantes: em abril, a carioca Alaíde Costa e a gaúcha Mitti Mendonça dividiram o palco em um diálogo entre música e artes visuais, com participação do pianista Giba Estebez. Já em julho, o paraense Manoel Cordeiro apresentou um show inédito que mesclou a guitarrada amazônica a intervenções gráficas ao vivo do artista visual PV Dias.

O projeto é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens, produção da OCorre Lab e apoio do Intercity Cidade Baixa e da AIAMA Cozinha Artesanal.

Serviço – Frequências Sonoras

  • Data: 30 de agosto, sábado, às 19h
  • Local: Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
  • Entrada: gratuita, com inscrição pelo site www.institutoling.org.br a partir das 11h do dia 28 de agosto.

Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂



Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Pensando em alugar um carro?

Compare em +300 locadoras pelo mundo, alugue o carro dos sonhos e economize na viagem com a RentCars!


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais