Viaje por destinos, culturas, eventos e experiências...

Associação gaúcha em Encontro Nacional de Musicoterapia

Agenda, Destaque, Sem categoria

Foto: Arquivo pessoal Graziela Pires

No próximo 15 de setembro de 2025, data em que se comemora o Dia do Profissional de Musicoterapia, Brasília recebe o Encontro Nacional das Associações de Musicoterapia, promovido pela União Brasileira das Associações de Musicoterapia (UBAM). A programação acontece na Faculdade Teológica Batista, das 10h às 19h, reunindo profissionais e representantes de todo o país para troca de experiências, apresentação de ações e construção de propostas para o fortalecimento da profissão.

O Rio Grande do Sul será representado pela presidente da Associação de Musicoterapia do RS (AMTRS), Graziela Pires. Para ela, o encontro é um marco de valorização da categoria: “A musicoterapia é uma ferramenta poderosa de cuidado em saúde, pois vai além da música pela música. Ela promove bem-estar, auxilia no tratamento de doenças e na prevenção de situações de risco, como depressão e suicídio. Representar o nosso Estado em um evento que fortalece a profissão em nível nacional é uma honra e uma grande responsabilidade”, afirma.

O evento também celebra os 30 anos de atuação ininterrupta da UBAM, consolidando sua importância na defesa e promoção da musicoterapia no Brasil.

Avanços recentes da Musicoterapia no Brasil

Outro destaque para a AMTRS foi a participação do musicoterapeuta Paulo Gambim na Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CNSTT), também realizada em Brasília. Ele foi eleito delegado nas etapas municipal, estadual e nacional, e contribuiu para a aprovação de uma moção que solicita o reconhecimento oficial do musicoterapeuta como profissional da Saúde pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Esse avanço se soma à regulamentação da profissão em abril de 2025, por meio da Lei 14.842/2024, reforçando a presença da musicoterapia no SUS e no SUAS, onde já atua há décadas.

Musicoterapia e Setembro Amarelo

Durante o Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio, a AMTRS reforça a relevância da musicoterapia como recurso terapêutico na redução da ansiedade, no combate à depressão e na promoção da saúde mental.

Segundo Graziela Pires, a prática “ajuda o indivíduo a alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas, desenvolvendo potenciais, restabelecendo funções e melhorando a qualidade de vida”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é hoje uma das doenças mais incapacitantes do mundo, relacionada ao aumento dos índices de suicídio, sobretudo entre jovens de 15 a 35 anos.

Benefícios da Musicoterapia

Diferente de uma aula de música, a musicoterapia tem foco terapêutico e pode ser realizada individualmente ou em grupo, atendendo desde crianças até idosos, incluindo pessoas com necessidades especiais, como indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Entre seus principais benefícios estão:

  • Redução da pressão sanguínea e melhora da frequência cardíaca;
  • Diminuição do estresse e de sintomas da depressão;
  • Estímulo à memória, atenção e coordenação motora;
  • Desenvolvimento da autoestima e da expressão emocional;
  • Melhora das relações sociais e do trabalho em grupo;
  • Estímulo à comunicação oral e valorização da sensibilidade musical.

Sobre a AMTRS

A Associação de Musicoterapia do Rio Grande do Sul (AMTRS) foi fundada em 11 de novembro de 1968, em Porto Alegre, sendo uma das mais antigas entidades do setor no Brasil. Sem fins lucrativos, atua na defesa da classe, promoção da pesquisa científica, capacitação profissional e divulgação da musicoterapia como prática de saúde, educação e reabilitação.

A associação também representa os profissionais do Estado em instâncias nacionais e internacionais, além de combater o uso indevido da musicoterapia por pessoas sem formação adequada, zelando pela ética e pela segurança da população.


Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂



Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Pensando em alugar um carro?

Compare em +300 locadoras pelo mundo, alugue o carro dos sonhos e economize na viagem com a RentCars!


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais