No Brasil, 8 em cada 10 marcas já utilizam o marketing de influência como estratégia para impulsionar suas vendas, e mais da metade delas pretende aumentar o investimento ainda este ano, segundo estudo desenvolvido em 2025 pela YouPix com a Nielsen. Este mercado em plena expansão oferece oportunidades não apenas para criadores de conteúdo, como também para profissionais e agências que consigam executar campanhas combinando criatividade, autenticidade e resultado.
Pensando nisso, o curso “Marketing de Influência na Prática”, ministrado pela consultora Andressa Griffante, oferece uma formação online de curta duração para quem deseja se aprimorar na área de forma rápida e prática. O conteúdo, dividido em quatro módulos, cobre todas as fases de uma parceria com influenciadores: planejamento, curadoria, monitoramento e mensuração.
A capacitação inclui certificado, material didático, exercícios e modelos prontos para que o participante já possa utilizar em suas divulgações, como planilhas de apresentação de curadoria, briefings, relatórios e calendários de campanha. As aulas já estão disponíveis na plataforma Hotmart neste link.
Para quem é indicado
Os conteúdos foram criados para serem consumidos de forma objetiva, com exemplos visuais e materiais de apoio, pensando naqueles profissionais que atualmente não dispõem de tempo para cursos mais extensos ou presenciais. É ideal para quem já trabalha na área de comunicação e agora deseja aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar com foco em influência.
No entanto, o curso não exige pré-requisitos e é direcionado também à estudantes de marketing, publicidade, jornalismo, relações públicas e social media. Além de pequenos empreendedores que desejam saber mais sobre como potencializar a presença digital de seus negócios através de influenciadores.
“É uma capacitação que mostra de forma aplicada como estruturar e operacionalizar campanhas alinhadas às boas práticas do mercado. O programa dedica atenção especial às formas de mensuração mais eficazes para cada objetivo”, explica Andressa.
Desde 2016 à frente da Agência RSbloggers e acompanhando de perto a evolução da creator economy, a especialista acredita que cursos como este ajudam a preparar os profissionais em um mercado multidisciplinar e em constante transformação. “O número de criadores é cada vez maior, assim como o interesse das empresas em investir, porém ainda faltam pessoas qualificadas para realizar esse match entre marca e influenciador de maneira adequada e completa. Esta indústria requer habilidades de comunicação e relacionamento, mas também desenvoltura com as plataformas digitais, estar por dentro das tendências e saber analisar e interpretar as diversas métricas.”
Programa do curso
Módulo 1 – Planejamento e estratégia de campanha
- Objetivos de campanha
- Quando escolher cada objetivo e qual estratégia mais adequada
- Diferentes classificações de influenciadores e tipos de parcerias
Módulo 2 – Curadoria e seleção de influenciadores
- O que definir antes de começar a busca por influenciadores?
- Como avaliar o alcance e engajamento dos perfis?
- Modelos de apresentação de curadoria
Módulo 3 – Contratações, briefing e monitoramento de campanha
- Abordagem, contratação e regulamentações aplicáveis
- Briefing, calendário de campanha e aprovações de conteúdo
Módulo 4 – Mensuração de resultados e relatório de campanha
- Análise de insights de campanha
- Apresentação de resultados em relatório
Sobre a ministrante
Andressa Griffante é jornalista e especialista em marketing de influência, com uma trajetória marcada pela inovação e pelo pioneirismo no setor. Desde 2016, está à frente da RSbloggers, agência que se tornou referência no relacionamento entre marcas e criadores de conteúdo no Sul do Brasil. Nesse período, idealizou, planejou e executou campanhas digitais para empresas de diferentes segmentos, criando conexões estratégicas entre marcas e influenciadores regionais e nacionais.
Além da atuação prática, Andressa também se dedica a formar e inspirar novos profissionais. Compartilha sua experiência em cursos, palestras, consultorias e no Influcast, podcast que apresenta tendências, bastidores e estratégias do mercado de influência e do empreendedorismo digital.
Com a marca Passageira, Andressa ampliou sua atuação para o turismo, atualizando uma plataforma de conteúdos com notícias, dicas de viagem e cultura. Também desenvolve projetos de divulgação para o setor, promovendo destinos, empreendimentos, entidades e experiências turísticas, sempre com foco em conectar pessoas, marcas e histórias de forma autêntica e relevante.
SERVIÇO:
Curso “Marketing de Influência na Prática – da estratégia à mensuração”
Aulas gravadas online
Investimento:
R$ 359,00 à vista (ou em 12x de R$ 37,13 no cartão)
Disponível online neste link.