Viaje por destinos, culturas, eventos e experiências...

TV OVO celebra 30 anos de cinema, comunidade e resistência em Santa Maria

Notícias

Divulgação

Trinta anos atrás, numa vila periférica de Santa Maria, um grupo de jovens pegou uma câmera e começou a filmar o próprio entorno. O que nasceu como uma oficina de vídeo na Vila Caramelo tornou-se um dos coletivos audiovisuais mais relevantes do Rio Grande do Sul. A TV OVO chega à sua terceira década com um Kikito de Gramado conquistado em 2025, projetos em finalização e um sonho de longa data tomando forma: transformar um casarão histórico de 110 anos no centro de Santa Maria em complexo cultural.

A efeméride é celebrada ao longo de todo o ano de 2026. O marco oficial é 12 de maio, quando uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Santa Maria homenageia o coletivo. Quatro dias antes, em 8 de maio, o YouTube recebe o lançamento de Cartas de Felippe, dirigido por Marcos Borba — um dos fundadores da TV OVO, que entrou no grupo aos 16 anos. O documentário resgata a trajetória de Felippe D’Oliveira, escritor santa-mariense de destaque na literatura do início do século XX.

Do curta ao longa premiado

A virada mais recente na trajetória do coletivo veio no Festival de Gramado de 2025, quando Quando a Gente Menina Cresce, dirigido por Neli Mombelli, levou o Kikito de Melhor Longa-metragem Gaúcho e o prêmio do Júri Popular, além de Menção Honrosa para o elenco feminino. O filme acompanha um grupo de meninas que vivem a transição da infância para a adolescência em uma escola pública periférica, tendo a primeira menstruação como fio condutor.

“Somos reconhecidos por nossos documentários de curta-metragem, sempre relacionados a temas sociais. Quando decidimos produzir um longa, foi um mergulho num formato diferente e novo para todos nós”, conta Neli, que integra a TV OVO desde 2009 e hoje coordena o coletivo. O longa também foi reconhecido no Festival de Brasília, outro dos mais tradicionais do país.

Entre os próximos lançamentos, está o documentário Morada, também com direção de Neli Mombelli, com reflexões sobre pertencimento e os rastros que deixamos nos lugares por onde passamos. Em fase de finalização, a série Rock do K7, dirigida por Borba e Mombelli, conta a história de dez veteranas bandas de rock gaúcho com apoio de múltiplos editais públicos.

Coletivo, desde sempre

A lógica de trabalho da TV OVO sempre foi a do fazer conjunto — o mesmo princípio que define o próprio cinema. “Cada ação que fazemos, enquanto coletivo, sempre busca melhorar o que está posto. Tem muita doação, muita falta de recurso, mas não nos falta motivação para trabalhar com a comunidade”, diz Marcos Borba.

Ao longo de três décadas, o grupo acumulou certificações como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura (desde 2005) e Pontão de Cultura (2009), além de prêmios nacionais como Escola Viva, Selo Cultura Viva e Ponto de Memória. Desenvolveu projetos em escolas públicas e comunidades periféricas em Santa Maria e em pontos de cultura no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Na memória do coletivo também está o trabalho ao lado da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia da Boate Kiss, que resultou no documentário Depois Daquele Dia (2018) — licenciado para o Canal Brasil — e na série Boate Kiss: a tragédia de Santa Maria (2023), para o Globoplay.

O Sobrado como próximo capítulo

Se a TV OVO tem olhos para o passado na tela, é para o presente — e para o futuro — que ela dirige seus esforços agora. O projeto mais ambicioso do coletivo é a restauração do Sobrado Centro Cultural, casarão construído em 1916 na esquina das ruas Floriano Peixoto e Ernesto Beck, doado à TV OVO em 2016 pelo jornalista Marcelo Canellas como presente pelos vinte anos do grupo.

A proposta é transformar o espaço em um complexo voltado às artes, com ênfase no audiovisual. O plano inclui café, biblioteca de cinema, museu da imagem e do som, sala de exibição, estúdios de produção e espaço para oficinas e coworking. Emendas parlamentares viabilizaram recentemente melhorias de acessibilidade no prédio, como rampas e plataforma elevatória — avanços que devem permitir, em breve, a realização das primeiras atividades abertas ao público.

“Temos nos dedicado a este projeto desde 2012. Acreditamos no papel dele para dinamizar a circulação de bens culturais na cidade”, afirma Denise Copetti, produtora executiva do coletivo desde 2007.

Quem quiser contribuir com a captação de recursos para o Sobrado pode entrar em contato pelo e-mail sobrado@tvovo.org.


Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂



Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Pensando em alugar um carro?

Compare em +300 locadoras pelo mundo, alugue o carro dos sonhos e economize na viagem com a RentCars!


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo


PARA SUA MARCA: Quer aprender a realizar campanhas com influenciadores?

Garanta 30% de desconto no curso “Marketing de Influência na Prática” na Kiwify

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais