Belo Horizonte apresentou sua nova marca turística durante o 9º Salão Nacional do Turismo, realizado em São Paulo. O prefeito Álvaro Damião revelou o posicionamento “Te Encontro em BH”, que passa a orientar as estratégias de marketing da capital mineira no Brasil e no exterior, com o objetivo de valorizar e fortalecer o turismo da cidade. “BH é a cidade do sim. Sim, eu posso te encontrar. Sim, eu te encontro em BH. Te encontro no Mercado Central, na Pampulha, em Venda Nova, no Barreiro. O importante é que a gente se encontre em BH”, afirmou o prefeito durante a apresentação.
A criação da nova marca turística busca projetar Belo Horizonte de forma clara e contemporânea para turistas, investidores e moradores. Com a crescente visibilidade do Carnaval de BH, do calendário de eventos e da gastronomia reconhecida internacionalmente, a cidade passa a contar com um ativo estratégico de place branding, que traduz sua essência acolhedora, criativa e vibrante.
O processo de desenvolvimento envolveu grupos focais com moradores, turistas de lazer e negócios, belo-horizontinos residentes em outras cidades e representantes do setor turístico. A pesquisa revelou percepções, vínculos afetivos e expectativas, destacando a importância de integrar o nome institucional “Belo Horizonte” e o apelido afetivo “BH”.
O conceito posiciona a capital como um espaço de encontros e experiências. “BH” representa o sentimento, enquanto “Belo Horizonte” remete ao lugar. A união cria um convite universal, conectando moradores e visitantes por meio da hospitalidade e diversidade da cidade. “Te Encontro em BH traduz o espírito da nossa capital. Aqui as conexões acontecem de verdade. O turista vem e sai apaixonado pela cidade. É nesse encontro entre gastronomia, hospitalidade, cultura e afeto que Belo Horizonte conquista cada visitante”, destacou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Uso compartilhado da marca
A identidade “Te Encontro em BH” será de domínio público, com um guia de aplicação acessível para hotéis, bares, restaurantes, mercados e demais iniciativas privadas. A proposta é que todo o trade turístico adote a marca na promoção da cidade em diferentes pontos de contato.
A nova marca será utilizada em campanhas promocionais, feiras internacionais, eventos estratégicos — como a Copa do Mundo Feminina de 2027, da qual Belo Horizonte será uma das sedes —, além de materiais oficiais de divulgação turística.