Com ingressos esgotados, o grupo Camila e A Ponte sobe ao palco do Instituto Ling no dia 2 de março para apresentar seu projeto de jazz, soul e brasilidades que resgata a obra de grandes cantoras negras. Com a voz de Camila Toledo, a bateria de Dado Silveira, o contrabaixo acústico de Gabriel Nunes e o piano de Fernando Spillari, a banda vai interpretar desde importantes mulheres do nosso país, como Dona Ivone Lara, Alcione, Ludmilla e Sandra de Sá, até as divas do jazz norte-americano Ella Fitzgerald e Billie Holiday.
O show acontece na quinta-feira, às 20h e os ingressos custam R$ 50 no valor inteiro e R$ 25 para quem tem direito a meia-entrada. E podem ser adquiridos no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440).

Juntos desde 2015, quando começaram a fazer performances em homenagem à Billie Holiday, os integrantes de Camila e A Ponte já participaram de festivais em Porto Alegre, como Jazz a Bordo – Cisne Branco (2018), Jazz Week do London Pub (2016 a 2018), Homenagem ao Jazz – João Bosco (2018) e Villa do Jazz (2017), além do Paralelo Festival, em São Francisco de Paula (2019) e a Mostra Jazz, em Campo Bom (2018). Com o projeto Camila e A Ponte, que estreou com lotação esgotada no Santander Cultural em 2018 e que, desde então, segue fazendo sucesso de público e crítica, o grupo propõe comunicar ancestralidades compartilhadas e provocar reflexões, entendendo que o papel do artista é conectar e propor trocas.
O show é uma realização do Instituto Ling e do Ministério da Cultura / Governo Federal, com patrocínio de Crown Embalagens, e curadoria e produção da Branco Produções.
Sobre os músicos
Camila Toledo é cantora com formação em Jornalismo pela UFRGS e pós-graduada em Comunicação e Inovação pela Faculdade Verbo Educacional/RS e Canção Popular pela Faculdade Santa Marcelina/SP. De 2014 a 2019, foi vocalista da MotherFunky, banda com repertório de black music. Com lançamento previsto para este ano, a cantora prepara um EP com canções autorais, com produção assinada pelo paulistano Melvin Santhana.
Dado Silveira é baterista com formação em licenciatura em música pelo Instituto Metodista de Porto Alegre. Estudou com os professores Ricardo Arenhaldt, Kiko Freitas e Marquinhos Fê. Lecionou em diversas escolas da cidade, entre elas o extinto Conservatório de Música Leo Schnaider. Atuou com muitos músicos locais e em países como Chile, Argentina, Uruguai, Alemanha, República Tcheca e Itália. Atualmente, é sócio e professor na escola de música Tamborim.
Gabriel Dalmolin Nunes é contrabaixista graduado pela faculdade de música da UFRGS. Fez parte dos grupos de música de câmara Quarteto de Contrabaixo da UFRGS e Grupo de Música Antiga do Departamento de Música da mesma instituição. Participou de gravações do grupo folclórico Bailado Gaúcho e das bandas Automatic Retarder, Picanha de Chernobill e Jazz Brutal. Atualmente, é contrabaixista da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo e do grupo Camerata Brasileira, além de acompanhar as cantoras Ariane Wink, Nina Rouge e o cantor Pablo Lanzoni.
Fernando Spillari é pianista e compositor graduado pela UFRGS. Produziu e participou de diversas bandas locais. Em 2019, acompanhou a cantora Nina Rouge, em Paris, após a artista ter vencido o Festival da Canção Aliança Francesa. Em 2022, integrou o lineup do Let’s Jazz! Festival, em Caxias do Sul. Atualmente, é integrante do grupo instrumental A Ponte Trio e segue acompanhando artistas como Nina Rouge, Renata Mirandoli e Ariane Wink.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL – MÚSICA
Camila e A Ponte
Dia 2 de março, quinta-feira, às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Ingressos esgotados
Mais informações e contato em institutoling.org.br
——
Informações via assessoria de imprensa