Viaje por destinos, culturas, eventos e experiências...

Chisme Festival promove workshop gratuito para conectar pessoas e impulsionar redes musicais

Agenda, Destaque

André Feltes

Festival que celebra a diversidade artística da América Latina, o Chisme realiza na terça-feira, dia 16 de setembro, um workshop gratuito como parte da programação de aquecimento para a sua segunda edição. Na oficina Como projetar a música do Sul Global?Pablo Solis Vega, estrategista cultural mexicano que dedica sua trajetória a conectar artistas, saberes e territórios por todo o continente, convidará o público a pensar a música como um motor de crescimento social e econômico. O encontro online, ministrado ao vivo em espanhol, inicia às 19h. Para participar, basta fazer a inscrição sem custo no site tri.rs.

Criador da CCLA – Conexiones Culturales de Latinoamérica, Vega vai contar como a plataforma promove o desenvolvimento sustentável do ecossistema musical na América Latina por meio de redes colaborativas, troca de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e estratégias de visibilidade internacional. Com foco em identidade, inovação e sustentabilidade, a rede promove trocas equitativas entre Sul-Sul e Sul-Norte.

Pablo também atua como diretor de desenvolvimento para a América Latina da Music Works International e já trabalhou com instituições como o Ministério da Cultura do México, o Instituto Nacional de Belas Artes e Letras, o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Ibermúsicas. Seu trabalho combina visão estratégica, sensibilidade artística e um profundo foco na cultura como ferramenta transversal para o desenvolvimento sustentável.

Pablo Solis Vega é estrategista e consultor cultural mexicano, especializado em música e economia criativa

O workshop faz parte das ações que antecedem a segunda edição do Chisme Festival em Porto Alegre. O evento volta ao Jockey Club do Rio Grande do Sul no dia 15 de novembro reunindo shows nacionais e internacionaisroda de milongagastronomia e festas que resgatam a conexão do público com o pampa e a cultura fronteiriça. Realizado pelo estúdio de design experiencial e escritório de produção Gana&Voga, o festival contará com mais de dez atrações musicais se revezando em um palco montado em meio ao hipódromo, além de uma pista de dança e outras experiências instaladas nas costas do edifício tombado como patrimônio histórico do Estado. 

O line-up conta com artistas do Brasil, Uruguai, Argentina e Colômbia e mescla ritmos que atravessam fronteiras, indo de símbolos do regionalismo, como a milonga, passando pela cumbia, o candombe, o reggaeton e a música eletrônica até chegar aos ritmos caribenhos. Estão confirmados shows da uruguaia Julieta Rada convidando seu pai, Ruben Rada, da banda argentina Perotá Chingó, de Nei Lisboa, da artista paranaense Clementaum, dos argentinos da Chancha Via Circuito e da paraense Miss Tacacá, também conhecida como a Rainha do Tecnomelody. O festival ainda terá o som festivo e dançante do grupo colombiano Frente Cumbiero, o som intimista e delicado da gaúcha Nina Nicolaiewsky e a Sucinta Orquestra, a chula de Emily Borghetti, além de uma Roda de Milonga com diversas atrações convidadas. Para completar, duas baladas do circuito alternativo de Porto Alegre terão edições especiais dentro do festival – a Festa Coice, com destaque para o house percussivo, e a Festa Problemón, de música latina.

Os ingressos para o festival estão à venda pelo site www.chismefestival.com.br, com preços de R$ 90 (inteiro) e R$ 45 (meia-entrada). As novidades podem ser acompanhadas nas redes sociais pelo @chismefestival.

O Chime Festival 2025 é viabilizado pelo Pró-Cultura, incentivado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e tem patrocínio de HeinekenFruki Elev e Banrisul.

SERVIÇO

Como projetar a música do Sul Global?

Palestra com o estrategista cultural mexicano Pablo Solis Vega

Dia 16 de setembro, terça-feira, às 19h

Online e em espanhol

Gratuito, com inscrições pelo site tri.rs/event/como-projetar-a-musica-do-sul-global

Sobre a Gana&Voga

A Gana&Voga é um estúdio de design experiencial e escritório de produção cultural sediado em Porto Alegre. Fundada em 2022, a empresa atua na criação, produção e execução de eventos culturais, festivais, espetáculos e ativações que promovem a conexão entre artistas, públicos e territórios. Entre seus projetos, destaca-se a correalização do Porto Verão Alegre, um dos maiores festivais de artes cênicas do país, bem como a idealização do Chisme Festival, evento que celebra a música, a cultura fronteiriça e a diversidade artística da América Latina. A Gana&Voga também participou da produção de grandes festivais, como South Summit e MECA, contribuindo para a difusão cultural e o fortalecimento da economia criativa. Além de sua atuação cultural, a empresa desenvolve projetos de design experiencial para marcas como Fruki Bebidas, Red Bull, Sicredi, Heineken, sempre com foco em narrativas que valorizam a arte, a cultura e a experiência do público. Com uma equipe multidisciplinar de produtores, gestores, designers e arquitetos, a Gana&Voga é movida pelo propósito de criar e viver dias extraordinários. Mais informações em www.ganaevoga.com.


Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂



Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Pensando em alugar um carro?

Compare em +300 locadoras pelo mundo, alugue o carro dos sonhos e economize na viagem com a RentCars!


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais