Um fluxo intenso de visitantes curiosos pelas experiências gastronômicas e paisagens naturais mineiras marcaram a presença do Circuito do Ouro na FIT Argentina. A feira de turismo mais importante da América Latina encerrou na última terça-feira (30) em Buenos Aires com recorde de participantes, mais de 50 países e 1700 expositores. “A participação na FIT superou nossas expectativas. Foi uma oportunidade de mostrar ao mercado internacional a pluralidade dos nossos roteiros e de aproximar o público das inúmeras experiências possíveis”, celebrou Natállia França, diretora executiva da Associação do Circuito do Ouro.
“Percebemos a grande curiosidade do público em saber mais sobre nossas iguarias, em especial o mix de produtos de jabuticaba – como vinho, geléia e molho -, além da Queca, dos queijos e das quitandas“, contou Natállia. Outro diferencial da região para o turista estrangeiro são as belezas naturais. “Nossos cenários de lindas serras e cachoeiras são um convite para os amantes de ecoturismo, contemplação e atividades ao ar livre”, completou a gestora, que voltou do país vizinho satisfeita pela receptividade que o estande obteve. Em 3 dias foram mais de 1 mil atendimentos, entre conexões com o público final, agências e imprensa.
Integrado ao espaço expositor do Turismo de Minas Gerais, o Circuito do Ouro encantou visitantes, operadores e agentes de viagens com materiais promocionais e degustações que ilustravam seus quatro roteiros: “Entre Cenários da História”, “Entre Serras: da Piedade ao Caraça”, “Entre Trilhas, Sabores e Aromas” e “Entre Ruralidades e Personalidades”. Gastronomia, história, arte e natureza estiveram em destaque, representando a diversidade e autenticidade dos 18 municípios que compõem a região.
Ativações estratégicas de promoção internacional
Uma das ativações estratégicas de promoção do Destino Minas lideradas pelo Governo de MG, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) foi um encontro voltado para operadores, agências de viagens, companhias aéreas, imprensa e influenciadores do setor. Na ocasião, o chef Felipe Rameh, comandou um café da manhã típico mineiro, proporcionando aos convidados uma imersão sensorial na cultura gastronômica de Minas.
Durante a oportunidade, Natállia falou com mais detalhes sobre o Circuito do Ouro, reforçando a posição da região como uma das mais autênticas e ricas em experiências de Minas Gerais. Também atendeu entrevistas e aproveitou para fortalecer os laços com o mercado argentino e ampliar parcerias de negócios para o turismo.

Estiveram presentes representantes de outras Instâncias de Governança Regionais (IGRs), a subsecretária de Turismo de MG, Patrícia Moreira, e o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli. A apresentação oficial do destino Minas Gerais, destacou a riqueza e a diversidade do estado nos mais variados segmentos turísticos: cultural e de patrimônio; religioso; de luxo e experiências exclusivas; gastronômico; de bem-estar e natureza; opções para casamentos e luas de mel; e ainda a crescente produção de vinhos mineiros.
Para a diretoria da Associação do Circuito do Ouro, a presença na maior feira de turismo da América Latina abriu portas para novas parcerias comerciais e ações de promoção conjunta, além de consolidar o destino como opção bem estruturada para receber o viajante estrangeiro que busca vivências culturais, históricas e de contato com a natureza.
Sobre o Circuito do Ouro
Com mais de duas décadas de atuação, a Associação do Circuito Turístico do Ouro vem desenvolvendo projetos que unem o setor público e a iniciativa privada em prol do fortalecimento do turismo regional. Ao todo são 18 municípios com grande proximidade geográfica, semelhanças históricas e culturais promovidos através das ações da ACO.
A cidade mais distante da capital Belo Horizonte está a apenas 170 km. A região é um prato cheio nos segmentos gastronômico, artístico, religioso, de aventura e de natureza e está dividido em quatro roteiros temáticos, que guiam a visitação pelas experiências e características locais.
Municípios que fazem parte do Circuito do Ouro:
- Congonhas
- Ouro Branco
- Ouro Preto
- Mariana
- Rio Acima
- Itabirito
- Nova Lima
- Sabará
- Raposos
- Santa Luzia
- Caeté
- Barão de Cocais
- Santa Bárbara
- Catas Altas
- Itabira
- Nova Era
- São Gonçalo do Rio Abaixo
- Bom Jesus do Amparo
Para saber mais sobre o 4 roteiros:
– Entre Serras: da Piedade ao Caraça
– Entre Cenários da História
– Entre Trilhas, Sabores e Aromas
– Entre Ruralidades e Personalidades
PARA MAIS INFORMAÇÕES:
Site – https://circuitodoouro.tur.br/
Redes sociais – @circuitodoouro e @associacaodocircuitodoouro