Rivera além das compras!

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Um solo rico para o cultivo de uvas, clima ameno, uma arquitetura cheia de história e uma cultura que mescla tradições de dois países. Assim é Santana do Livramento, na região da campanha gaúcha, que faz “fronteira seca” com Rivera, no Uruguai. Quem nasce lá não se considera Santanense, mas sim fronteiriço. É porque a proximidade com o país vizinho (é possível colocar um pé num país e outro pé em outro) é marcante e decisivo para identificar a comunidade que vive naquelas duas cidades – que inclusive podemos considerar uma só!

IMG-20190216-WA0019

O destino está em 2º lugar no ranking gaúcho pela quantidade de turistas que recebe anualmente. Só perde para Gramado, na Serra Gáucha. Santana do Livramento virou polo turístico em função de seus free shops, que avançam na avenida que cruza as cidades brasileiras e uruguaias. Acontece que naquele pedaço de terra há muito mais que ser explorado do que simplesmente o turismo de compras. Foi o que descobri em roteiro que fiz no início do ano encabeçado pela agência Corticeiras, com o apoio do grupo Verde Plaza e da Amsterland Termal e que compartilho aqui com vocês!

Em primeiro lugar, vale sim muito a pena fazer o turismo de compras neste destino! Cosméticos, eletrônicos e muitos outros itens saem bem mais barato que o valor normal de mercado. E além dos inúmeros free shops no Centro de Rivera, também foi inaugurado mais recentemente um shopping na cidade, com a famosa loja Neutral – com os produtos isentos de impostos – e outras facilidades de um centro comercial.

Separe um dia para as compras (você vai querer andar bastante e comparar preços), mas depois estenda sua estadia para conhecer os atrativos gastronômicos, enoturisticos e de lazer da Campanha.

Gastronomia e enoturismo

Um dos pontos fortes da região é a gastronomia. Provar a comida campeira, o típico assado, e conhecer os vinhedos é quase tarefa obrigatória aos turistas.

Para você saborear:

  • O café da manhã campeiro do Passo dos Guedes. Tem aquele cheirinho de comida caseira, mesa farta, vista para o campo e a hospitalidade maravilhosa e familiar.
Café da manhã campeiro no Passo dos Guedes.
Café da manhã campeiro no Passo dos Guedes.

 

No terreno do Passo do Guedes também é possível cavalgar!
No terreno do Passo do Guedes também é possível cavalgar!

IMG_20190217_090649702

  • Pra quem gosta de vinho, não pode deixar de visitar as vinícolas Almadén (do grupo Miolo) e a Cordilheira de Santana. Enquanto a primeira é um braço de uma marca conhecida no universo vitivinícola e que tem sua produção em larga escala, a segunda possui processo mais artesanal e produção limitada. Ambas possuem rótulos premiados e abrem para visitação e degustação.
    IMG_20190217_113144999
    Os parreirais da vinícola Almadén.

    LRM_EXPORT_1460082113782_20190217_151852760
    O terreno de cultivo da vinícola Cordilheira de Santana.
  • O almoço também é com cheiro de campo! Uma dica é comer um delicioso assado no CTG Presilha do Pago, acompanhado de shows ao vivo com música tradicionalista.
  • Também tem assado, claro, como opção para o jantar. Dessa vez o restaurante é do lado uruguaio, em Rivera. A parrillada Gardel, que conta com cardápio com grandes variedades de carnes e show de tango.IMG_20190216_212659432
    IMG_20190216_211055958_HDR(1)

História e lazer

  • Empresas de receptivo, como a Corticeiras Turismo, incluem no roteiro um city tour pelo centro histórico de Santana do Livramento. A praça, suas árvores centenárias e a arquitetura reservam curiosidades históricas e o legado da cidade fronteiriça. O passeio não leva muito tempo e é repleto de informações que nos contextualizam com a tradição e cultura da região.
  • E a grande novidade do destino é o complexo de lazer Amsterland Termal. Um parque de águas termais que inaugurou na metade deste ano sua primeira parte. Ele segue em expansão e promete contar com hotéis, spa, além de diversas piscinas e rios artificiais abastecidos com a água termal. O ambicioso projeto já está impulsionando o turismo na região. O complexo funcionará também como um clube, com benefícios exclusivos aos associados.
    amsterland_site
    Fonte: site Amsterland.


    Bjs, 
    Até o próximo destino!
    Andressa