O Instituto Ling recebe o curso “Mito, Imaginário e Cinema: novos olhares sobre clássicos da Sétima Arte” nos dias 1º, 8 e 15 de fevereiro, quartas-feiras, às 19h. As aulas, ministradas pelo jornalista e doutor em Comunicação Danilo Fantinel, vão analisar os filmes “2001: uma odisseia no espaço” (1968), de Stanley Kubrick; “Um corpo que cai” (1958), de Alfred Hitchcock; e “Cidadão Kane” (1941), de Orson Welles. As matrículas, com vagas limitadas, custam R$240 e podem ser feitas no site www.institutoling.org.br ou na recepção do centro cultural.
A partir de três clássicos que seguem até hoje influenciando a narrativa cinematográfica mundial, os encontros buscam compreender como o imaginário, cultura e psique tocam o cinema e propõem sentido aos filmes. O conteúdo das aulas vai oferecer uma perspectiva ampliada de como arquétipos, imagens simbólicas, mitos e mitemas se relacionam com a sétima arte.
A atividade conta com aulas expositivas e dialogadas, incluindo a exibição de trechos das obras a serem debatidas. Não é necessário conhecimento prévio para participar, porém é recomendável que os participantes assistam previamente os títulos, para uma experiência ainda melhor.
Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto, através do e-mail instituto.ling@institutoling.org.br. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, mediante ordem de requerimento.
Programação:
01/fev – Imaginário, cultura e cinema. Introdução ao imaginário na vertente do antropólogo Gilbert Durand. Eixo cósmico, mito da origem e salto evolutivo em 2001: uma odisseia no espaço.
08/fev – Introdução ao arquétipo, à imagem simbólica e ao mito. O mitema do duplo e a imagem da queda espiralada em Um corpo que cai.
15/fev – Encerramento. A casa onírica, o mito da expulsão e a busca pelo paraíso perdido em Cidadão Kane.
Sobre o professor:
Danilo Fantinel é jornalista, mestre e doutor em Comunicação pelo PPGCOM/UFRGS, com estágio doutoral na Université Jean-Moulin Lyon 3, na França. Desenvolveu a tese “Mitocrítica fílmica: para pensar o cinema no horizonte mítico”, para a pesquisa em cinema na perspectiva dos Estudos do Imaginário. Presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), é representante da Accirs no Conselho da Cinemateca Capitólio e representante do poder público no Colegiado Setorial do Audiovisual, órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac RS).
Integrante do Grupo de Pesquisa Imaginalis (CNPq/UFRGS) e do Centre de Recherches Internationales sur I’Imaginaire (CRI2i), foi professor substituto no Instituto Federal do RS (IFRS) e docente no Centro Universitário Fadergs. Autor do livro “O ovo da serpente, a metáfora do golpe de Estado positivo e a queda: do documentário histórico ao imaginário antropológico da ditadura militar brasileira”, ministrou cursos de cinema em instituições como Fabico/UFRGS, Unisinos, IFRS, Produtora Cine Um e Cinemateca Capitólio. Com 20 anos de experiência em jornalismo, fez parte das equipes de Zero Hora, do portal Terra e das rádios Atlântida e Itapema FM.
SERVIÇO
“Mito, Imaginário e Cinema: novos olhares sobre clássicos da Sétima Arte”
Com Danilo Fantinel
Dias 01, 08 e 15 de fevereiro, quartas-feiras, das 19h às 21h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Inscrições
R$ 240,00
Pontos de venda
Site: www.institutoling.org.br
Recepção do Instituto Ling: funcionamento de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Classificação etária: Livre
Mais informações em institutoling.org.br