Viaje por destinos, culturas, eventos e experiências...

Registrations have closed.
Congresso do Carnaval de Porto Alegre

Congresso do Carnaval de Porto Alegre

44 44 people viewed this event.

Porto Alegre será palco, entre os dias 1º e 3 de agosto, de um dos principais eventos voltados à valorização da cultura carnavalesca no sul do Brasil. O Congresso do Carnaval de Porto Alegre 2025 acontece na quadra da Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina (Rua Martins Félix Berta, 38 – Zona Norte) e oferece uma programação gratuita e aberta ao público, com painéis temáticos, mesas de debate e apresentações artísticas.

O congresso propõe um espaço de reflexão, encontro e projeção de ideias para o futuro do carnaval porto-alegrense e nacional. Entre os temas abordados, estão: preservação da memória, inovação, participação feminina, mídia e marketing, territorialidade negra e muito mais.

O evento conta com apoio cultural do Sesc/RS, integra a Política Nacional Aldir Blanc, é financiado pela Secretaria de Estado da Cultura do RS e realizado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.congressopoa.com.br.

Participação nacional e foco na diversidade do carnaval

Voltado para artistas, produtores, gestores culturais, estudiosos e apaixonados pela folia, o Congresso reúne nomes de destaque da cultura popular de Porto Alegre e de outros estados brasileiros, promovendo uma rica troca de experiências.

Entre os destaques da programação estão debates sobre:

  • Fomento à cultura carnavalesca
  • Tradição e inovação
  • Artes do samba no pé
  • Carnaval e comunicação
  • Empreendedorismo feminino
  • Negritude, identidade e pertencimento

Programação – Congresso do Carnaval de Porto Alegre

Data: 01 a 03 de agosto de 2025
Local: Escola de Samba Imperatriz Dona Leopoldina – Rua Martins Félix Berta, 38
Inscrições gratuitas: www.congressopoa.com.br

Sexta-feira – 01/08

  • 18h – Credenciamento
  • 19h30 – Abertura oficial
  • 20h – Mesa 1: Políticas de Fomento e Incentivo à Cultura Carnavalesca
  • 22h – Apresentação artística + Encerramento do dia

Sábado – 02/08

  • 08h – Credenciamento
  • 09h30 – Mesa 2: Memória, Tradição e Inovação no Carnaval
  • 11h – Mesa 3: Artes e ofícios – Samba no pé, giros e bailados
  • 12h30 – Intervalo para almoço
  • 14h30 – Mesa 4: Carnaval, Mídia e Marketing
  • 16h – Mesa 5: A Participação Feminina no Carnaval – Gestão, Empreendedorismo e Arte
  • 17h30 – Mesa 6: Carnaval – Negritude, Identidade e Pertencimento
  • 19h – Apresentação artística + Encerramento do dia

Domingo – 03/08

  • 09h – Credenciamento
  • 10h – Mesa 7: No Ritmo do Samba
  • 12h – Feijoada da Integração
  • 17h – Apresentação artística + Encerramento do Congresso

Mais informações

51 99852-8810
congressopoa@gmail.com

Arte Sesc

Um dos pilares do Sesc/RS, o programa Arte Sesc promove o acesso democrático à cultura, com ações que valorizam a produção artística e formam novas plateias. São realizadas atividades nas áreas de teatro, música, artes visuais, literatura, circo e cinema, incentivando a diversidade e a troca de experiências entre públicos e artistas.

 

Date And Time

01 de agosto de 2025 to
03 de agosto de 2025

Share With Friends