Comentado internacionalmente como “uma carta de amor para esta icônica cidade” pela revista norte-americana Variety e elogiado por publicações como Forbes, Mundo Diners, Semana e outros, o longa – uma coprodução entre Brasil, Alemanha, Itália, Colômbia e Estados Unidos – fica em cartaz a partir do dia 9 de dezembro no renovado Cine Grand Café (antigo Cine Guion), em Porto Alegre.
“Uma Vez em Veneza”, da produtora Zapata Filmes, é protagonizado pela atriz brasileira Bellatrix Serra (Maria) e o ator alemão Peter Ketnath (Max), que une a beleza e singularidade da icônica cidade italiana, que celebra 1600 anos de história em 2021, com a modernidade de um novo olhar para o romance, focado em viver o momento presente e deixar fluir as emoções.
Com belíssima fotografia e música, o filme transporta o espectador a uma visita por uma Veneza pré-pandemia, com a cidade pulsante de turistas, seus moradores e suas ruelas surpreendentes, que passam muitas vezes despercebidas por quem conhece a cidade pela primeira vez.
“Nossa proposta era mostrar uma Veneza distante do olhar turístico, desconstruir esse imaginário clichê e o padrão de romance que idealizamos neste tipo de lugar, nos permitindo revelar uma cidade mais íntima e privada, e uma história pouco convencional” destaca o diretor colombiano Juan Zapata.
Mais do que uma declaração de amor à Veneza, o filme presta homenagem a diversas vertentes artísticas da Itália. A arquitetura está muito bem representada na riqueza de imagens, capturadas graças a parceria inédita entre Zapata Filmes com a empresa multinacional Canon.
A trilha sonora é um dos maiores destaques desta produção, incluindo autores ilustres da música italiana, como Antonio Vivaldi, Giuseppe Verdi e Amilcare Ponchielli, além da renomada cantora Nilla Pizzi, assim como uma versão inédita do clássico americano “Cry me a River”. A produção gaúcha valorizou a qualidade das orquestras locais incluindo interpretações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e da Orquestra da Câmara da Ulbra. O filme traz também a participação de obras do escultor italiano Lorenzo Quinn, filho do ator Anthony Quinn, que unem a temática atual das mudanças climáticas as imagens de mãos delicadamente desenhadas inspiradas nos famosos artistas italianos Michelangelo, Bernini e Rodin, dialogando e interagindo com a plasticidade estética do filme.
“Uma Vez em Veneza” vem fazendo uma trajetória internacional destacada comercialmente em salas de cinema, com distribuição até hoje em 5 países e ótima receptividade do público em mais de 16 cidades. No circuito de festivais, teve sua premiere mundial em julho na Itália, no badalado festival de Ischia e logo transitou por outros destacados festivais como Viña del Mar y Trieste.
“Mesmo sendo um projeto independente de baixo orçamento, conseguimos atingir uma ótima projeção internacional juntando um cenário único como Veneza, criatividade, uma trilha sonora bem selecionada e uma talentosa equipe internacional, onde predomina o talento gaúcho, criando um produto com excelente custo-benefício”. Explica o produtor norte-americano Douglas Limbach.
Sinopse
Essa é a história de Max e Maria, dois estranhos que se conhecem num hotel no Norte da Itália. Estando Veneza distante apenas uma curta viagem de trem, Maria convence Max a passar o dia com ela naquela que ela considera ser “a cidade mais romântica do mundo”.
O que começa como uma viagem espontânea torna-se um conto divertido e lúdico de amor impossível e outras ironias emocionais de adultos contemporâneos.
LINKS:
TRAILER OFICIAL (Leg. Port): https://www.youtube.com/watch?
SITE OFICIAL: https://wheninvenicefilm.com/
Ficha Técnica:
Elenco: Bellatrix Serra e Peter Ketnath
Roteiro: Juan Zapata, Bellatrix Serra e Peter Ketnath
Diretor: Juan Zapata
Produtores: Douglas Limbach, DaélLinke e Juan Zapata
Produção executiva: Douglas Limbach, Juan Zapata, Peter Ketnath e DaélLinke
Diretor de Fotografia: Pablo Chasseraux
Música: David Murillo R.
Editor: Vinicius Fontoura
Desenho de áudio: André Sittoni
Produção: Zapata Filmes
Co-produção: Cinezebra (Alemanha)
Produtores associados: BWT-NY, LinkenheimParticipacõ