Roteiro de três dias em Lima, no Peru

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Aqui vai uma dica de roteiro pra quem curte mochilão! São os três dias de passeios do casal Marina e Níkolas em Lima, no Peru, na trip latinoamerica realizada em setembro de 2018. O período de estadia na cidade é curto, mas o suficiente para uma boa imersão na cultura, gastronomia e história peruana. E é geralmente o tempo que os brasileiros passam na capital do Peru, já que o grande foco é sempre visitar Cusco e Macchu Picchu.

Então confiram aí abaixo o relato da Marina Griffante (arquiteta), e quem tiver dicas extras deixe nos comentários!

1 – Primeiro dia em Lima (passeio pelo charmoso bairro Miraflores)

Depois de horas de vôo (Porto Alegre – Lima) e de uma longa espera no aeroporto de Buenos Aires, chegamos na primeira cidade do nosso roteiro, Lima, por volta das 23h. Chamamos um Uber até o Airbnb previamente reservado, localizado no bairro de Miraflores, e, apesar do horário, já tivemos uma prévia do trânsito caótico que enfrentaríamos pelos próximos 3 dias.

Os passeios mesmo começariam no dia seguinte, quando saímos a pé para conhecer o bairro em que estávamos hospedados, que é considerado o mais turístico da cidade. Passeamos por toda a orla até o Larcomar, um shopping a céu aberto com uma vista linda especialmente em dias de sol – Lima, apesar de nunca chover, está sempre coberta por neblina. Almoçamos por ali mesmo, em uma unidade da rede de restaurantes: Tanta.

A tarde seguimos o passeio pelo bairro Barranco, também bastante turístico e boêmio, onde pudemos conhecer o Parque Del Amor e a Puente de Los Suspiros. Para quem gosta de moda, o Museu Mate apresenta uma acervo de fotos de Mário Testino, fotógrafo de moda peruano.

A noite fomos conhecer Huaca Pucllana (entrada 15 soles/pessoa), importante sítio arqueológico preservado no meio do bairro de Miraflores. Conta com visita guiada e, à noite, a iluminação é muito bonita.

2 – Intenso dia de passeios pela arquitetura e história

Dia de visitar o Museu LUM – Lugar de la Memória (parada obrigatória pra arquitet@s e com entrada FREE). Literalmente encravado na rocha, foi construído em níveis nos quais os acessos se dão por rampas e chega ao final do percurso de frente para a Baía de Lima, fazendo alusão a (re)descoberta da liberdade (os arq. piram nas edificações poéticas).

Como bons apreciadores de gordices que somos, fizemos uma parada no shopping Real Plaza Salaverry para experimentarmos o famoso hambúrguer do Papacho’s, e comprovamos a fama: é realmente muito bom!

Após, partimos para o Centro Histórico de Lima, onde participamos de um Free Walking Tour – que nada mais é do que um tour guiado a pé onde cada turista contribui com o valor que pode ou acha justo. O encontro foi em frente a Iglesia La Merced e seguimos visitando os principais pontos: La Plaza Mayor y El Palacio Presidencial de Lima, Iglesia de Santo Domingo, Casa de La Literatura Peruana, Palacio de José Bernardo Torre Tagle, etc. É bem cansativo, porém uma ótima opção pra quem quer economizar sem deixar de conhecer a cidade.

3 – Despedida de Lima e rumo à Cusco!

Para finalizar com chave de ouro, antes de pegarmos o voo para Cusco, fomos tomar café-da-manhã em uma unidade da La Lucha, rede de “sangucherias” muito popular em Lima. Os sucos e sanduíches são ótimas pedidas!

Outra pedida é assistir ao espetáculo do Circuito Mágico de Águas (entrada 4 soles/pessoa). São aproximadamente 15 minutos de show de luzes e águas dançantes, com horários fixos por dia. Vale a pena conhecer!