No dia do aniversário de Eduardo Galeano, Deborah Finocchiaro e Roger Lerina recebem Felipe Nepomuceno, quinta-feira, 03 de setembro, às 20h, no Canal do Youtube do Sarau Voador.
No dia em que faria 80 anos, vida e obra do jornalista e escritor uruguaio Eduardo Galeano serão tema do Sarau Voador Virtual. Deborah Finocchiaro e Roger Lerina vão receber no dia 03 de setembro (quinta-feira), a partir das 20h, no Canal do Youtube do Sarau Voador, o escritor e cineasta Felipe Nepomuceno. Em 2018 o cineasta estreou o longa “Eduardo Galeano Vagamundo” no 28º Cine Cear. O artista visual Alexandre Carvalho fará uma pintura ao vivo durante o Sarau Voador Virtual.
Esta edição do Sarau Voador, em versão virtual, é um dos projetos contemplados no Edital FAC Digital RS, iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio de seu Fundo de Apoio à Cultura (FAC RS).
Sobre Eduardo Galeano
Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Viveu exilado na Argentina e na Catalunha, na Espanha, desde 1973. No início de 1985, com o fim da ditadura, voltou a Montevidéu. Galeano comete, sem remorsos, a violação de fronteiras que separam os gêneros literários. Ao longo de uma obra na qual confluem narração e ensaio, poesia e crônica, seus livros recolhem as vozes da alma e da rua e oferecem uma síntese da realidade e sua memória.
Recebeu o prêmio José María Arguedas, outorgado pela Casa de las Américas de Cuba, a medalha mexicana do Bicentenário da Independência, o American Book Award da Universidade de Washington, os prêmios italianos Mare Nostrum, Pellegrino Artusi e Grinzane Cavour, o prêmio Dagerman da Suécia, a medalha de ouro do Círculo de Bellas Artes de Madri e o Vázquez Montalbán do Fútbol Club Barcelona. Foi eleito o primeiro Cidadão Ilustre dos países do Mercosul e foi o primeiro escritor agraciado com o prêmio Aloa, criado por editores dinamarqueses, e também o primeiro a receber o Cultural Freedom Prize, outorgado pela Lannan Foundation dos Estados Unidos. Seus livros foram traduzidos para muitas línguas.
Sobre Felipe Nepomuceno
Nascido na cidade de São Paulo em 1975, Nepomuceno estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, na New York School of Visual Arts e no Festival de Inverno da UFMG.
Escreveu nas revistas CEP 20.000, Cult, Inimigo Rumor, Modo de Usar & Co e Trip, no projeto As Escolhas Afectivas e na coluna Risco do Caderno Prosa & Verso (O Globo). Publicou “O Marciano” (1997), “Calamares” (1999), “Fotonovelas” (2001), “O Aquário” (2002), “Blume” e “O Velho em Chamas” (2014), além da coletânea “Mapoteca” (2009). Participou das antologias “Esses poetas – Uma Antologia dos Anos 90” (1999), organizada por Heloisa Buarque de Hollanda e “A Poesia Andando – 13 Poetas no Brasil”, organizada por Marília Garcia (2008).
Dirigiu mais de 30 curtas-metragens, exibidos e premiados em diversos festivais de cinema no Brasil e exterior. Para a TV, dirigiu séries como “Pet.Doc”(GNT) e “Globo Ciência”. Foi diretor dos DVDs musicais “João Donato e Bud Shank – Ao Vivo no Rio de Janeiro” (2006), “Leo Gandelman – Sabe Você” (2008) e “Ney Matogrosso – Beijo Bandido Ao Vivo” (2010) (em parceria com Renato Martins), “Marcos Nimrichter – Querência” (2012), “Orlando Morais e Riviere Noire – Na Beira do Lago Norte” (2013), “Ney Matogrosso – Atento aos Sinais Vivo”(2014) e as séries musicais “Estúdio 66” e “Contradança” (Canal Brasil). Codirigiu o curta “A Incrível Volta ao Mundo do Tricolor Suburbano” com Pedro von Krüger, premiado com melhor direção no Recine.
Em 2014 apresentou no Festival do Rio o curta-metragem “Caetana”, exibido também no Festival de Havana e no É Tudo Verdade. Estreou em 2018 o longa “Eduardo Galeano Vagamundo” no 28º Cine Ceará. Atualmente, dirige as séries “Sangue Latino”, “A Arte do Encontro” e “Janelas Abertas” (Canal Brasil) – junto com Pablo Giorgelli – e finaliza “Isso Não é Aqui”, seu primeiro longa de ficção.
Sobre o Sarau Voador
Desde março de 2018, foram realizadas em médias duas edições por mês em diferentes espaços culturais da capital, além de algumas cidades do interior do Estado e em Fortaleza/CE.
Versátil e itinerante, o Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados reúne diferentes manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pela colaboração e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia, como no lema do sarau: “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”.
FICHA TÉCNICA
Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina
Pintura ao Vivo: Alexandre Carvalho
Produção: Debora Bregalda
Assessoria Digital: Gabrielle Gazapina
Assessoria de Imprensa: Grazieli Binkowski
Captação e Edição de Imagens: Priscila Luz
Parceria Cultural: Site Roger Lerina, Tomo Editorial e Festipoa Literária
Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados
SERVIÇO
O Que: SARAU VOADOR VIRTUAL – GALEANDO
Quando: 03 de setembro| quinta-feira | 20h
Onde: No Canal do Youtube do Sarau Voador https://www.youtube.com/channel/UCpVswkklukjrGSmuPkuYJgQ
Sobre o FAC Digital
O edital FAC Digital, uma realização da Sedac em parceria com a Feevale, por meio do Feevale Techpark, tem como objetivo gerar oportunidade de trabalho para artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura, estimulando processos criativos e inovadores para conectar as pessoas em ambiente virtual, durante o período de distanciamento social. Foram contemplados 1.940 projetos, de um montante de R$ 3 milhões investidos via FAC.
Informações via assessoria de imprensa