No dia 08 de abril, domingo, a partir das 15h, na Praça Júlio Mesquita (em frente à Usina do Gasômetro), o projeto Música Para Todos oferece ao público de Porto Alegre duas atrações musicais que vão marcar o último dia da Virada Sustentável Porto Alegre 2018: o concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e o espetáculo A Sbørnia Kontr’Atracka. As apresentações são gratuitas.
Sob a regência do maestro Telmo Jaconi, a Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul se apresenta às 15h, com um repertório de músicas eruditas e populares: Concerto Alla Rustica (de A. Vivaldi); Pequena Serenata Noturna (W.A.Mozart); Canon (J. Pachelbell); La Vie en Rose (E.Piaf); What a Wonderful World (Louis Armstrong); Canções Populares do Brasil (R. Gnatalli); Mourão (César Guerra-Peixe); Escorregando (E.Nazareth); Canto Alegretense (Ernesto e Bagre Fagundes) e Querência Amada (Teixeirinha). A orquestra conta com mais de 100 componentes, todos alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de 10 a 24 anos.
Às 17h30, os músicos Hique Gomez e Simone Rasslan apresentam o espetáculo A Sbørnia Kontr’Atracka, dando continuidade à saga musical iniciada com o icônico espetáculo Tangos & Tragédias. No espetáculo, os personagens sbørnianos Kraunus (Hique Gomez) e Nabiha (Simone Rasslan) chegam ao Brasil, vindos de uma terra fictícia chamada Sbørnia – uma Ilha Flutuante, de cultura muito peculiar. Durante a peça, os exímios instrumentistas tocam e contam os costumes de sua terra. Músicas como O Primeiro Disco – a historia da nave extraterrestre que pousou na Terra, Aquarela da Sbørnia, Ana Cristina e outros hits revivem o universo de música e humor do Tangos & Tragédias que, durante décadas, encantou milhares de pessoas.
O Música para Todos integra a programação da 3ª edição da Virada Sustentável Porto Alegre – amplo evento de mobilização para a sustentabilidade, que será realizado de 06 a 08 de abril de 2018, em Porto Alegre. O tema principal desta edição é a educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade. A partir do mote central, a Virada 2018 aborda e desenvolve outros temas como a redução das desigualdades sociais, as cidades sustentáveis, o consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade.
O festival reúne cerca de 200 atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, a Unisinos – Campus Porto Alegre e o SESC Protásio Alves. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. A programação completa pode ser consultada no site http://www.viradasustentavel.
Serviço
Concerto Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul e espetáculo A Sbórnia Kontr’Atracka
Projeto Música para Todos na Virada Sustentável 2018
Dia 08 de abril, domingo, às 15h (Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul) e às 17h30 (A Sbornia Kontra’Atracka)
Praça Júlio Mesquita (em frente à Usina do Gasômetro – R. Gen. Salustiano – Centro Histórico, Porto Alegre)
Entrada franca