No início deste mês de junho acompanhei o evento que o Ministério do Turismo do Uruguai e a Câmara de Turismo Uruguaia (Camtur) promoveram em Porto Alegre. No encontro foram apresentadas as novidades culturais e enogastronômicas do país vizinho com o objetivo de incentivar ainda mais a circulação de visitantes gaúchos no destino.
Entre as novidades, posso destacar o novo Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (MACA); a reabertura da Plaza de Toros Real de San Carlos em Colônia do Sacramento, o roteiro focado em vinhos rosé La Ruta Rosa; e a 7ª edição Festival Binacional de Enogastronomia entre Rivera e Santana do Livramento (RS). Confira abaixo um pouco mais sobre estas atrações e alguns dados sobre o país.
Novos espaços culturais:
O novo Museu de Arte Contemporânea Atchugarry (MACA) da Fundação Pablo Atchugarry, localizado em Manantiales, Maldonado. Apresenta um projeto arquitetônico marcante no qual a madeira é o principal material utilizado. Projetado pelo renomado arquiteto uruguaio Carlos Ott – escolhido em 1983 para construir a “Opéra Bastille” em Paris – o MACA é um projeto de curvas variáveis que encontrou na madeira laminada colada o aliado perfeito para resolver, de forma natural e elegante, o complexo projeto estrutural. Com este tipo de construção, o Uruguai está em pé de igualdade com projetos similares em todo o mundo.
Já em Colônia do Sacramento, a novidade é a reabertura da Plaza de Toros Real de San Carlos – novo epicentro cultural e esportivo. Reformada, a centenária praça tem museu, espaço de exposições para artes e vinhos locais e um centro de convenções
Rotas e eventos enogastronômicos
Na área da enogastronomia, o Uruguai tem agenda completa de eventos, visitas e degustações. O país soma um total de 198 vinícolas, muitas distribuídas na faixa costeira – desde as muito pequenas e familiares até aquelas de prestígio internacional. Entre os eventos de enoturismo destacam-se a La Ruta Rosa, na região de Canelones. É um projeto inovador lançado este ano e focado na produção de vinhos rosé do país e com 14 vinícolas envolvidas.
Além disso, entre os dias 27 e 30 de julho ocorrerá o 7º Festival Binacional de Enogastronomia entre Rivera e Santana do Livramento (RS), que promete ser um dos maiores eventos do segmento. E em março começa a época da colheita das uvas no Uruguai, a Vindima; e a Fiesta de La Patria Gaucha.
País democrático e seguro
O Uruguai foi considerado, em 2022, o país mais democrático da América Latina, pela publicação britânica The Economist, e lidera o ranking entre os países sul americanos em índices relacionados à confiabilidade, tais como Estado de Direito e Baixa Corrupção. Também está à frente no quesito energia limpa: seus recursos naturais permitiram ao país desenvolver a primeira etapa da transição energética que conseguiu criar uma matriz elétrica limpa, já que 97% dela consiste em energias renováveis (energia hidráulica, eólica, solar e biomassa). E a capital do país, Montevidéu, foi considerada a cidade com a melhor qualidade de vida da América Latina em lista divulgada pelo portal Mercer.
Crescente número de visitantes brasileiros
Desde a abertura das fronteiras, em novembro, os brasileiros têm buscado cada vez mais o país vizinho. No primeiro trimestre, o Uruguai recebeu mais de 56,1 mil brasileiros, o que equivale a cerca de 20% do total de visitantes que ingressaram no país no período. O número indica um futuro otimista em relação ao fluxo proveniente do Brasil que, segundo estimativas do Ministério do Turismo do Uruguai, significa um incentivo para o trade após a abertura das fronteiras.
Tendo em vista seguir incentivando os visitantes, o Uruguai mantém até 30 de setembro os benefícios concedidos a turistas estrangeiros, como a isenção do imposto IVA em hospedagens e restaurantes e a implementação de tax free em compras.
—
Aproveite para conferir a disponibilidade de estadia no Uruguai e planeje sua viagem!
Booking.com