Depois de muitos anos de espera, finalmente vai acontecer o aguardado reencontro dos integrantes originais do grupo Almôndegas. Gilnei, João Baptista, Kledir, Kleiton, Quico e Zé Flávio se reúnem em um espetáculo inédito nesta sexta, dia 24 de março no Araújo Vianna, para celebrar a banda que é um marco na história da música popular do Rio Grande do Sul e relembrar canções como “Vento Negro”, “Androginismo”, “Canção da Meia Noite”, “Haragana”, “Até Não Mais”, “Sombra Fresca e Rock no Quintal” e tantas outras. Ingressos na plataforma Sympla.
O grupo Almôndegas surgiu na década de 70 na cidade de Pelotas e mesclava regionalismo com música pop, misturando velhas canções do folclore gaúcho, mpb e rock. Estiveram entre os pioneiros a criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha, fato que destacava a banda no cenário musical do sul do país, visto que produzia um som original, criativo e de qualidade poética.
O ano de 1975 marca a ida de seus integrantes para Porto Alegre, e, no mesmo ano, é dada a oportunidade de gravação do primeiro disco da banda, após apresentações e conquista de prêmios em festivais, como o I Festival Universitário da Canção Catarinense, onde foram vencedores com a música “Quadro Negro”. Depois do final da banda, em 1979, os integrantes continuaram a se encontrar em diversas ocasiões.
Em novembro de 1990, quase todos os integrantes de todas as formações se encontraram para uma série de shows na casa noturna de Porto Alegre, L’Atmosphere, para comemorar os 15 anos de surgimento da banda. Em 2010, foram homenageados no Carnaval de Pelotas, o que foi também motivo para o reencontro de ex-integrantes do grupo.
O trabalho do Almôndegas virou referência para artistas posteriores do pop rock gaúcho como Thedy Corrêa, Wander Wildner, Duca Leindecker entre outros. Em eleição promovida pelo portal gaúcho clicRBS, três canções dos Almôndegas (“Vento Negro”, “Até Não Mais” e “Haragana”) foram lembradas por outros artistas entre as músicas que melhor representam o Rio Grande do Sul.
SERVIÇO
Almôndegas
Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685 – Bom Fim, Porto Alegre/RS)
24 de março, sexta-feira, às 21h
Abertura da casa: 19h30
Classificação: 16 anos
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/80395%20/d/181054