Vai começar mais um Festuris – Feira Internacional de Turismo que ocorre em Gramado anualmente e reúne os principais players do mercado turístico, assim como autoridades e imprensa nacional e internacional. De 9 a 12 de novembro, o evento entra em sua 35ª edição com o tema “Capital Humano: chave da transformação” e contará com a ampliação do espaço físico em 20%. Confira mais sobre a programação, neste link.
Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes; e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. São esperados cerca de 15 mil participantes. Ao todo serão mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados.
Marta Rossi, à frente do evento desde a criação, apontou que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou a empresária, que lembrou do pioneirismo do Festuris ao apresentar temas e propor debates importantes para o turismo.
Sustentado por sua relevância e compromisso com o trade turístico em sempre buscar novidades para o segmento, o Festuris fideliza seus expositores. A marca de 75% dos espaços de todo o evento é de clientes que renovam contratos há anos. Mas também há grande número de novos clientes, cerca de 25% nesta edição.
Impacto econômico e geração de negócios
Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido a realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$ 40 milhões.
O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$ 400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendas no evento.
Segmentação dos espaços
O grande aliado de o Festuris ser conhecido como evento de negócios turísticos que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, são os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.
Espaço Luxury 100% comercializado e chancelado pelo mercado
Um exemplo da força da segmentação é o Espaço Luxury. Em sua 8ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do evento iniciar. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.
O projeto conta com 72 marcas em exposição, sendo elas as principais do mercado de luxo do Brasil e do Exterior, contando com operadoras, destinos, nacionais e internacionais, redes de hotéis e resorts, companhias aéreas e marítimas, entre outras.
Para a efetivação de negócios, o credenciamento é exclusivo aos agentes de viagens que trabalham com o segmento luxo. Além disso, são selecionados, de forma criteriosa, os buyers deste espaço.
A programação também é exclusiva e cria uma atmosfera de negócios com relacionamentos qualificados no Espaço Luxury do Festuris. O Espaço Wedding é um aliado do segmento de luxo e, mais uma vez, terá um espaço no Festuris apresentando destinations weddings e outras novidades do segmento de casamentos, algo que vem em ascensão no Brasil.
Pioneirismo ao levantar a bandeira da diversidade
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.
Turismo verde, de negócios e lazer
Os espaços Green & Experience e Business & Innovation se somam aos demais sempre com o intuito de facilitar a jornada de trabalho dos agentes de viagens que participam para fechar negócios no Festuris.
O Green tem uma ativação mais voltada aos destinos e marcas que trabalham o turismo verde e de aventura, Neste espaço há o apoio da ONG Greenpeace que atende ao participante com foco na conscientização e preservação do meio ambiente.
No Business, além dos expositores da área do corporativo, há também espaço para as novidades em tecnologia, startups e lazer. Os conteúdos, com cerca de 15 minutos de apresentação, agregam a programação dos talks.
A gastronomia como indutora do turismo
Em 2022, o Festuris lançou o espaço Food & Drinks com um espaço privilegiado às experiências gastronômicas. O fato é que, conforme dados do Ministério do Turismo, a gastronomia é um dos indutores do turismo, sendo o terceiro ponto elencado pelas pessoas na hora de decidir uma viagem. O espaço possui a Arena Gastronômica e este ano terá muitas aulas-shows.
Áreas com conteúdos que valorizam o capital humano
A indústria do turismo não existe sem as pessoas. Fato! Nesta engrenagem estão os empreendedores e os profissionais do setor que formam o capital humano, tema da edição ANO 35 do Festuris.
Com esse mote, o evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano.
O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá. entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro, Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A, Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil, Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing, Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni, Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens, Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc, Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó. O ingresso do segundo lote custa R$399,00 e o terceiro 449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$170,00.
Passaporte Meeting e muitas possibilidades
Os participantes que adquirirem o ingresso para o Meeting têm acesso à feira de negócios e aos conteúdos que acontecerão nos palcos Business & Innovation (corporativo), da Diversidade (espaço LGBT+) e da Arena Gastronômica. Além desses específicos, haverá mais três palcos com Mentorias, cujo acesso é limitado devido ao conteúdo ser personalizado para um pequeno grupo de pessoas.
Alguns mentores desta edição são: Thiago Akira, consultor de marketing digital no turismo, Daniel Turbox, CEO da Turbox, Flavia Zülzke, diretora de Marketing e Vendas Rede Deville e Marriot Sao Paulo Airport, André Bertolucci, diretor de olivoturismo do Instituto Brasileiro de Olivicultura e sócio proprietário do Olivas de Gramado, Jorge Kralik, consultor de marketing e terapeuta holístico, Cristianne Mendes, CEO da Viajar Mais, Rogéria Pinheiro, mentora da RP Travel Education.
Os espaços Business & Innovation, LGBT+ e Food & Drinks também possuem conteúdos específico ao segmento.
Práticas ESG no Festuris
São pequenas ações diárias que transformam o mundo. A organização do Festuris atua com pilares que sustentam as práticas ESG há alguns anos. Desde 2015, o projeto Árvore da Integração tem como foco a preservação da Araucária. A cada ano, uma muda de árvore é plantada por convidados do Festuris, que através da ação, firmaram seu compromisso com o planeta.
Ainda no pilar da sustentabilidade, a ação Plante uma Árvore, realizada em parceria com a Prefeitura de Gramado, no Espaço Sustentabilidade, são distribuídas mudas de árvores nativas e de hortênsias para os participantes. Sçao incentivos para que todos possam fazer a sua parte em benefício do meio ambiente em cada canto do Brasil. O Greenpeace é uma das entidades presente no Festuris e que auxilia na conscientização junto ao trade turístico para um meio ambiente mais limpo e sustentável.
O envolvimento em ações sociais, tanto locais como de outros municípios, também sempre foi parte importante de cada edição do Festuris. Aliás, junto com a sustentabilidade, a inclusão é um dos pilares do evento. Pelo segundo ano, os usuários da APAE Gramado vão comercializar artigos artesanais confeccionados por eles em estande próprio na feira. A renda será totalmente revertida para a instituição, que completou 54 anos em 2023. Usuários da instituição também fazem parte da equipe de trabalho durante os dias do Festuris no Serra Park. A Rossi & Zorzanello tem o selo “Empresa Amiga da Apae”.
Parte do valor simbólico arrecadado para quem utilizar o transporte oficial do evento partindo dos destinos: Porto Alegre, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, nos dias 10 e 11, será doado, mais uma ano, à Escola Municipal Vicente Casagrande, inserida no bairro Viação Férrea, localidade onde acontece o Festuris.
Aplicativos facilitam jornada do participante
Sempre com o foco na efetivação de negócios, o Festuris terá dois aplicativos nesta edição. Um deles será especialmente para os espaços Luxury e Wedding. A outra plataforma é dedicada ao público geral participante da feira, ambas possuem as mesmas funcionalidades.
Os apps são uma espécie de rede social em que o visitante poderá fazer postagens e interagir com os demais usuários da plataforma. O agendamento de reuniões é uma das funções mais utilizadas, o que facilita a demanda de participantes e expositor.
A programação dos conteúdos também é uma das funções do aplicativo, nele poderá ser feita a inscrição para as mentorias, ter acesso ao mapa da feira, chat entre participantes e expositores e leitor de QR Code para troca de contatos no momento do networking. Os aplicativos já estão disponíveis para download nas lojas Apple Store e Google Play.
Uruguai é o país convidado
A cultura uruguaia está bem mais próxima dos brasileiros do que muitos imaginam. No dia 31 de agosto, o Festuris foi lançado em Montevidéu em um evento para agentes de viagens, autoridades e imprensa.
Na ocasião, foi formalizado ao ministro do Turismo do Uruguai, Tabaré Viera, o convite de país convidado da 35ª edição do Festuris. A distinção leva em consideração os anos de relacionamento e o fato de ter sido um dos primeiros países a investir na internacionalização do evento, participando desde a segunda edição do Festuris.
Experiências em cada canto do evento
O Festuris é mais do uma feira de negócios e um palco de conteúdos. O turismo é um organismo vivo e com experiências inesquecíveis. Além das programações paralelas à feira, criadas pela organização, cada expositor tem a liberdade de apresentar o seu produto de forma irreverente, levando o agente de viagem participante ao encontro do que há de melhor na sua marca. São inúmeras ações que acontecem de forma simultânea na feira de negócios.
Informações via assessoria de imprensa