O lançamento do programa O Sul Tchê Espera, realizado no dia 7 de agosto no Palácio Piratini, marca um novo momento para o turismo gaúcho. Com R$ 214 milhões em investimentos, a iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul busca posicionar o setor como motor econômico do estado, com ações de integração regional, valorização cultural e crédito para novos empreendimentos.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS) foi uma das entidades que assinaram termo de cooperação com a Secretaria de Turismo (Setur) durante o evento. A parceria prevê ações conjuntas de capacitação e promoção voltadas aos agentes de viagens, fortalecendo a comercialização de destinos e experiências locais.
Para o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado, a oportunidade é de reposicionar o Rio Grande do Sul como destino competitivo no mercado nacional e internacional. “Por estarmos tão próximos e familiarizados com nossos atrativos, acabamos não explorando todo o seu potencial turístico. Queremos mudar isso. Vamos trabalhar para que os destinos gaúchos ocupem mais espaço nas prateleiras de vendas das agências, oferecendo experiências diferenciadas, inclusive para quem já mora no estado e não conhece todas as suas riquezas”, afirma.
Machado ressalta que as capacitações previstas no acordo devem preparar os agentes para transformar o turismo cultural e tradicionalista em produtos com mais apelo comercial, valorizando as raízes gaúchas. “Assim como quem visita Buenos Aires procura uma casa de tango, queremos que Porto Alegre e outras cidades possam receber mais turistas nos CTGs, nos eventos do mês farroupilha e em outras manifestações da nossa tradição. É através da valorização da nossa cultura que vamos fortalecer nossa competitividade”, destaca Machado.
O programa inclui outras diversas frentes, como campanhas de divulgação e parcerias estratégicas. A ABAV-RS reforça que as agências associadas terão acesso privilegiado às ações, incluindo participação em estandes do governo do estado em feiras nacionais e internacionais, e informações em primeira mão sobre oportunidades de qualificação e ampliação de negócios.
“Precisamos falar bem do Rio Grande do Sul, enaltecer as qualidades do nosso povo e divulgar nossos destinos com orgulho. Ao vender o estado, fortalecemos toda a cadeia que atende o turista, gerando impacto direto na cultura e na economia regional”, complementa o presidente da entidade, chamando a atenção para o compromisso e engajamento necessários de todo o trade turístico.