Viaje por destinos, culturas, experiências...

Abril no Farol.live: artistas trans de destaque na cena musical integram a programação

Agenda, Destaque

Viridiana e Rita Zart. Foto de @luizapads

Duas artistas trans de destaque na cena musical integram a programação de abril do Farol.live: no dia 11 o público poderá conferir a performance Petricor, com Dharma Jhaz e MNTH, e no dia 25 é a vez de Viridiana e Rita Zart apresentarem Atrito. Em Petricor, Dharma Jhaz e MNTH manipulam camadas de efeitos e texturas sobre instrumentos de sopro junto ao processamento de instrumentos eletrônicos, como bateria, sampler e sintetizadores. A busca é por paisagens sonoras que se desdobram em ritmos marcantes entregando ao ouvinte padrões cíclicos de relaxamento e transe.

Dharma Jhaz, travesti multi instrumentista, cantora, rapper e performer sonora, desenvolve através da performance, instrumentos de sopro e voz sua experimentação musical baseada em elementos empíricos e intercontinentais  da cultura latina, jazz e punk, trazendo o conceito do seu latin punk jazz. Luciano Valério, mais conhecido como MNTH, é um músico e produtor de Guarulhos, São Paulo, que vem buscando novos caminhos dentro tendo a eletrônica como ponto de partida para suas experimentações. Sua sonoridade é caracterizada por batidas robustas, aleatórias, distorcidas e repletas de texturas que transmutam em repetições de polirritmia e melodias que despertam o ouvinte padrões cíclicos de relaxamento e transe.

No dia 25, Rita Zart e Viridiana apresentam Atrito. As compositoras e performers juntam fragmentos de suas obras individuais e mergulham em uma livre exploração por caminhos onde suas trajetórias artísticas se encontram, se perdem e se recriam mutuamente. Numa experiência audiovisual provocativa e instigante, as artistas flutuam por releituras desconstruídas de seus repertórios atravessadas por imagens em vídeo, corpo, voz e sintetizadores. Fricção e confluência, atração e atrito geram reinvenção e uma apresentação inédita e imperdível.

Rita Zart é cantora, compositora, produtora musical e faz trilhas para filmes, assinando a composição e direção musical de importantes títulos da filmografia nacional, como Tinta Bruta, 7 Prisioneiros e Castanha, que estrearam nos principais festivais de cinema do mundo, como Berlin e Veneza. Seu primeiro trabalho autoral solo, o EP O Que Range foi lançado em 2019. Foi diretora criativa do álbum Transfusão de Viridiana, contemplado pelo Natura Musical e lançado em 2021. Em 2022 lançou seu 3º clipe, da música O Que Range, o single Tempo Tabu, e voltou aos palcos. Atualmente trabalha em seu primeiro álbum e está compondo a música original de três longas-metragens brasileiros. Viridiana é produtora musical, compositora e performer. De Porto Alegre, a artista canta, por meio de suas canções eletrônicas, sua vivência como mulher trans no Brasil de hoje. Em 2021, lançou seu primeiro disco, Transfusão, pelo edital Natura Musical – projeto que além do álbum, entregou 3 clipes, um filme e um show de lançamento, sempre priorizando uma equipe majoritariamente composta por pessoas trans. Atualmente, a artista trabalha na expansão do seu catálogo (com o lançamento de faixas inéditas e preparando o segundo disco) ao mesmo tempo em que busca levar o show de Transfusão para novos locais.

O projeto produzido pelo festival Kino Beat e Cuco Produções é um espaço de incentivo à criação e experimentação em diversas linguagens e tecnologias, suas intersecções e desdobramentos. A programação conta com variadas imersões artísticas envolvendo nomes da cena cultural brasileira, apostando no cruzamento de música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e tudo mais que couber no imaginário de cada artista envolvido.

Com curadoria de Gabriel Cevallos, fundador e curador do Kino Beat Festival, as apresentações serão desenvolvidas de forma inédita ou em adaptações pensadas especificamente para o espaço, explorando os recursos e limitações da sala enquanto dispositivo criativo. Ao longo de 10 meses, o público poderá conferir 20 performances da primeira edição reunindo artistas de diferentes vertentes, com projetos comissionados ou adaptados que serão gravados ao vivo na sala e difundidos pelos canais do projeto.

Além das performances, atividades formativas gratuitas também serão promovidas como oficinas, palestras, vivências e workshops, criados a partir de tópicos práticos e teóricos derivados das apresentações artísticas. “O corpo presente, seja na prática dos artistas envolvidos ou na fruição do público, será premissa das apresentações. O objetivo é promover e difundir a produção artística autoral do estado do RS em intercâmbio com a produção nacional”; revela o curador.

Os ingressos custam R$ 15,00 com benefícios de meia-entrada, e já estão à venda por meio da plataforma Sympla. Para o benefício da meia-entrada (50% de desconto) de estudante, idosos, PNE, jovens de baixa renda, entre outros, os documentos válidos são determinados pela Lei Federal 12.933/13. Para mais informações, acesse: https://www.instagram.com/farol.live.poa/

Esse projeto é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio do Santander e Farol Santander. Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil – União e Reconstrução.

 

Sobre o Farol Santander Porto Alegre

Criado para relembrar o passado, marcar o presente e iluminar o futuro, o Farol Santander Porto Alegre completou três anos em março de 2022. Neste período, recebeu 11 exposições de artes visuais, em diversas temáticas, com artistas nacionais e internacionais, divididas entre os espaços do Grande Hall e do Átrio. Em 2022, o Farol Santander ampliou sua atuação cultural com concertos de música clássica e popular, além de espetáculos de dança. Participaram respectivamente a Orquestra de Câmara da ULBRA e a Cisne Negro Cia. de Dança.

O Cine Farol Santander, no subsolo do prédio, exibe programações com títulos e mostras cinematográficas de cineastas brasileiros e internacionais.

O histórico edifício no Centro da capital gaúcha, construído na década de 1930 e tombado pelo patrimônio histórico e artístico estadual, também possui atrações permanentes.

Na Galeria, a exposição fixa Memória e Identidade apresenta a história da cidade, do prédio e da política monetária brasileira. Já no subsolo, a outra mostra permanente, Os Dois Lados da Moeda, conta com um importante acervo de numismática do Rio Grande do Sul, propondo uma analogia entre as moedas “oficiais” e “não oficiais” que circulavam na região Nas laterais da sala é contada a evolução da moeda oficial do estado brasileiro.

Além dos espaços já citados, o Farol Santander Porto Alegre conta ainda com duas arenas para discussões e debates acerca de temas como cultura e gastronomia. O subsolo, que já conta com o Cine Farol Santander e a mostra Os Dois Lados da Moeda, ainda oferece aos visitantes um café.

Nosso site é afiliado de algumas marcas que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂


Viagem de ônibus mais barata?

30% de desconto na primeira viagem com a Buser


Seguro viagem?

Comparação de seguradoras em tempo real com Real Seguro Viagem


Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo


Eternize seus registros de viagem!

Transforme suas fotos em quadros, livros e até itens de papelaria com a phooto!

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais