A profissão de agente de viagens está entre as 25 que mais crescem no Brasil, segundo levantamento do LinkedIn divulgado neste ano. A constatação, que ganhou força com a repercussão recente da plataforma The Summer Hunter, reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor e a valorização do atendimento humanizado no setor de turismo.
Também este ano, dados da pesquisa “Tendências de Turismo Verão 2025”, encomendada pelo Ministério do Turismo, mostraram que 61% dos brasileiros realizam pelo menos uma viagem de lazer por ano. Sendo que, destes, 33% viajam uma vez ao ano, 22% de duas a três vezes e 6% viajam quatro vezes ou mais. Esse hábito crescente tem impulsionado a busca por profissionais capazes de oferecer experiências personalizadas, apoio logístico, roteiros seguros e adaptados ao perfil de cada cliente.
O novo momento do setor
Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), o fortalecimento da profissão está diretamente ligado ao novo momento do setor, impulsionado especialmente pela valorização das experiências após a pandemia e pelos avanços digitais. Para o vice-presidente de Relações Institucionais da entidade, Victor Hugo Almeida, houve um reconhecimento mais evidente do papel humano no atendimento ao viajante após situações adversas do macroambiente, ou seja, fatores externos e incontroláveis, como economia, clima, questões sociais e políticas.
“Foi nesses cenários críticos que se provou o verdadeiro valor do agente de viagens que, no exemplo das enchentes aqui no Rio Grande do Sul, esteve ao lado do cliente, adaptando roteiros e oferecendo suporte essencial”, afirmou. “O agente atua como um gestor da experiência, minimizando riscos, oferecendo alternativas e orientando com base em conhecimento técnico e sensibilidade humana”, completa Almeida.
As plataformas online como aliadas
Segundo ele, se por um lado a popularidade das plataformas digitais num primeiro momento impactou negativamente a demanda por estes profissionais, por outro lado se tornou aliada do setor, já que permitiu que a atuação também evoluísse. O acesso à informação, as novas ferramentas online e o aumento de conteúdo nas redes sociais ajudaram a inspirar novas possibilidades de roteiros e tornaram o papel do agente ainda mais ágil e relevante na curadoria e planejamento personalizado.
“A internet não substitui o atendimento direto e pessoal. Uma viagem envolve investimento emocional e financeiro. E são muitos os fatores que influenciam, como clima, câmbio, companhias aéreas e outros fornecedores. O agente continua sendo quem articula tudo isso com mais segurança, agilidade e profissionalismo”, explica o vice-presidente.
O novo perfil de viajante
Outro fator comportamental que tem ajudado a reforçar o papel do profissional de viagem é a mudança no perfil do viajante. De acordo com Almeida, há uma crescente busca por experiências mais autênticas, mesmo em destinos já consolidados.
“Os clássicos como Paris ou Disney continuam sendo desejados, mas o que percebemos é que o cliente quer viver algo além do básico. Quer sair do roteiro tradicional, ter vivências culturais e sensoriais mais genuínas. Isso exige conhecimento aprofundado, algo que as agências de viagens podem oferecer com precisão.”
O papel da ABAV
Nesse movimento de fortalecimento da categoria, a atuação institucional da ABAV Nacional, e de suas regionais, se destacam também. A entidade, que atua desde antes da criação do Ministério do Turismo, cumpre um papel importante na interlocução entre poder público, empresas e agências de viagens. “A ABAV conecta governo, empresas privadas e agências. Trabalha pela proteção e pelo crescimento constante dos interesses do setor, promovendo treinamentos, compartilhando informações e novidades. Fazer parte de um ambiente associativo é fundamental para quem deseja se manter competitivo e atualizado”, garante Almeida.
Sobre a ABAV-RS
A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (ABAV-RS) possui 198 empresas associadas, de diversas partes do Estado. A atuação no Rio Grande do Sul iniciou em 17 de julho de 1961 em defesa dos direitos dos profissionais do setor.
Está vinculada à ABAV Nacional, que é a maior entidade sem fins lucrativos do país representando os interesses dos Agentes de Viagens. Com quase 70 anos de atividades no Brasil, desde 1953 reúne aproximadamente 2,2 mil agências de turismo espalhadas por todo o território nacional.
Mais informações em https://www.abavrs.com.br/.