A mais nova produção do Coletivo Projeto Gompa, Amazônia – um olhar sobre a floresta reúne dança, teatro e formas animadas para contar a história de animais que perdem seus ambientes naturais em função da destruição da natureza.
Com direção de Camila Bauer, a montagem para crianças e adultos terá estreia na capital gaúcha no dia 27 de março, domingo, às 17h, no Teatro do Centro-Histórico Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência), com entrada franca e senhas distribuídas a partir das 16h. Serão exigidos uso de máscara para todos os espectadores e apresentação de comprovante vacinal para maiores de 12 anos.
A peça propõe uma reflexão sobre as consequências do desmatamento e da poluição por meio de luzes, sons, encantamentos, bonecos e objetos que se transformam constantemente e são manipulados pelo elenco, formado por Fabiane Severo, Guilherme Ferrêra e Henrique Gonçalves. Com direção de movimento de Carlota Albuquerque, a montagem conta com forte apelo visual e não tem diálogos. Em cena, uma diversidade de texturas, com a mescla de objetos infláveis, marionetes, sobras e materiais criados por Élcio Rossini, que assina a cenografia e os objetos cênicos. Um mosaico que possibilita diferentes moldes no espaço, construindo um espetáculo plasticamente desafiador.
“Foi muito instigante olhar com atenção para a floresta e pensar as sensações (e preocupações) que temos em relação ao desmatamento. Foi um enorme desafio pra nós do Projeto Gompa criar um espetáculo todo a partir de elementos não-verbais, usando imagens, objetos, sons, luzes e movimentos para recriar essas sensações no palco e nos corpos dos bailarinos” – explica a diretora Camila Bauer.
A trama mostra a saga dos heróis, os bichos, questionando também como que cada um de nós pode colaborar para a preservação e restauro dos ecossistemas. A produção possui grande ênfase nas sonoridades da mata, evocando a potência da Amazônia brasileira e tem a cena sonora composta por Álvaro RosaCosta. Na equipe, há ainda outros nomes de peso da cena artística, como Ricardo Vivian, responsável pela iluminação, e Letícia Vieira, da Primeira Fila Produções.
FICHA TÉCNICA:
SERVIÇO:
> 06/04, terça-feira, às 15h, no Teatro Municipal de São Leopoldo (Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro, São Leopoldo): atividade gratuita para o público em geral e para a rede pública de ensino. Outras informações pelo e-mail: teatrosaoleopoldo@gmail.com
Classificação etária: livre
Duração do espetáculo: 40min
Duração do bate-papo: 20min
Exigências sanitárias: uso de máscara para todos os espectadores e apresentação de comprovante vacinal para maiores de 12 anos