Operação Rio 2016 da ANAC terá atuação em 10 aeroportos de julho a setembro

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já se organizou para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No próximo dia 19 de julho, até 22 de setembro, a Agência escala o time de servidores para a Operação Rio 2016.  O principal objetivo é garantir a segurança e a tranquilidade do transporte aéreo durante os eventos, assim como ocorreu durante a Copa FIFA 2014. Os aeroportos do Galeão (RJ), Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Pampulha (MG), Salvador (BA) e Manaus (AM) vão contar com reforços na fiscalização e na orientação para receber cerca de dois milhões de passageiros, entre atletas, membros de delegações e turistas que devem chegar ao país.

Aproximadamente 500 servidores da ANAC atuarão em duas frentes: na difusão de informações sobre os direitos dos passageiros e na intensificação da fiscalização dos serviços prestados à sociedade pelas empresas aéreas e concessionárias de aeroportos. O desafio, porém, promete ser grande: o fluxo de passageiros e aeronaves deverá aumentar consideravelmente com a chegada dos torcedores e atletas ao Rio de Janeiro, cidade que concentrará 97% das disputas.  O número de aeronaves durante os jogos deve aumentar significativamente, sobretudo com relação à aviação geral, que terá seu ápice nas cerimônias de abertura e encerramento.

Estimativas do Comitê Técnico de Operações Especiais (CTOE), da Conaero (Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias), apontam que somente no dia da abertura do evento (05/08), os aeroportos do Rio registrem entre 900 e 1.000 movimentos de aeronaves executivas.

airport_pixabay
Foto Pixabay

Aos passageiros que estarão em viagem no período dos jogos, a ANAC, em parceria com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, produziu o site http://www.transportes.gov.br/aeroportos2016/, com as principais informações sobre os direitos e deveres dos passageiros. O site está disponível em Português, Inglês e Espanhol. Na página da ANAC também estão disponíveis as cartilhas: Dicas aos Passageiros e o Guia do Passageiro com informações detalhadas. Consulte aqui.

Segundo o Gerente de Operações da ANAC, Marcelo Lima, a Agência pretende colocar em prática todas as lições aprendidas em operações passadas, dentre as quais as estratégias de coordenação e comunicação com a comunidade aeroportuária; a transmissão de informações relevantes; e a comunicação e coordenação com as demais áreas da ANAC.

“Há medidas importantes em curso, entre elas a adoção da “hangaragem” a céu aberto nos aeroportos do Rio de Janeiro, medida que possibilitará o aumento de posições de estacionamento para a aviação geral”, afirma Marcelo Lima.

Além disso, na aviação comercial, os ajustes na malha já foram feitos. O aeroporto do Galeão foi ampliado, o que possibilitará o atendimento de toda a demanda existente no período dos jogos.

 

Informações de assessoria

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão :)

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Seguro viagem?

Indo pra Serra Gaúcha?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…