Viaje por destinos, culturas, experiências...

Como é a viagem de Trem de Minas a Vitória?

Brasil, Circuito do Ouro, Destaque, Destinos

Fiz o trajeto de trem de Belo Horizonte até a região metropolitana de Vitória. São 664km percurso desde a capital mineira até a última estação, no ES. A ferrovia possui 30 pontos de embarque e desembarque no total. Portanto, é possível utilizar o transporte para fazer trechos mais curtos e visitar algumas cidades do Circuito do Ouro por exemplo, como Santa Bárbara, Barão de Cocais, Nova Era e Itabira.

Mas se você quer ter a experiência desde a primeira estação até a última e cruzar de um estado para outro, preste atenção nestas informações* e dicas que serão muito úteis para aproveitar melhor a viagem na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM):

  • A viagem dura cerca de 13 horas e 30 minutos;
  • Sai diariamente de BH às 7:00 (pontualmente) e chega na estação de Pedro Nolasco em Cariacica às 20:30;
  • Ao mesmo tempo, todos os dias um trem parte no sentido contrário, saindo de Cariacica às 7h e chegando em BH pelas 20:30;
  • Como o trajeto é longo, vale investir na classe executiva, que custou R$ 116;
  • O trem tem um serviço de conexão interna que permite acessar página de filmes, mas não existe Wi-Fi no trem e o 4G oscila muito;
  • Tente comprar a passagem com alguma antecedência. A compra é feita online, no site da Vale;
  • A velocidade do trem é super lenta, o que explica a longa duração, mas permite apreciar a vista (que seria melhor não fosse pelas janelas sujas e embaçadas);
  • Um dos vagões é uma lanchonete e outro o restaurante do trem, que possui cardápio com opções e preços razoáveis. Também existe serviço de bordo, com um carrinho que vai passando nos corredores com variedade de salgadinhos, bolachas e bebidas.
  • Tem sanitários em todos os vagões e eles são mantidos sempre limpos;
  • O ar condicionado pareceu meio desregulado. As vezes temperatura agradável e muitas vezes ficava gelado! É recomendável levar um casaco.
  • Algumas pessoas levam seus cobertores e travesseiros para maior conforto. A poltrona não reclina muito;
  • O trem possui acessibilidade para cadeirantes;
No vagão do restaurante do trem

No mais, sugiro fones de ouvido, livro, músicas e podcasts já baixados no celular para os momentos sem conexão e paciência pra ficar um dia inteiro dentro de um trem!

Recomendo a experiência! Apesar de cansativa, é uma viagem bonita e confortável.

*Os dados são de fevereiro de 2025 e poderão sofrer alterações de horários, preços ou outros. Portanto, certifique-se se conferir estas informações no site oficial do Trem de Passageiros da Vale ao planejar sua viagem.


Me conta se já fez este passeio e gostaria de acrescentar mais alguma dica e se quiser trocar ideia comigo, ou tirar mais dúvidas sobre a viagem escreva para contato@passageira.com.br! 😉

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais