No ano em que comemora seus 40 anos de atividades, a vinícola gaúcha Don Giovanni lança seus novos rótulos de vinhos e espumantes, o espumante Sur Lie Nature e o vinho tinto Cabernet Franc 2019. E ainda celebra a 1ª Denominação de Origem (DO) exclusiva de espumantes do Novo Mundo para os Altos de Pinto Bandeira.
A empresa fundada pelo casal Ayrton e Beatriz Giovannini produz 120 mil garrafas por ano e seu complexo enogastronômico tornou-se referência para centenas de turistas do Brasil e do exterior. A cada ano, cerca de 40 mil visitantes passam pelo local. A qualidade está na essência e no DNA da Don Giovanni, que já provou o seu potencial como produtora de espumantes. O crescimento do número de turistas na vinícola Don Giovanni se deve também, em virtude da presença do restaurante Nature Gastronomia, sob comando do chef Rafael Jacobi.
Localizado dentro da propriedade, o espaço oportuniza uma integração entre a natureza e o cenário exuberante dos vinhedos da vinícola Don Giovanni. Com horários estendidos, permitindo degustar vinhos e espumantes com calma, fora das janelas convencionais de almoço e jantar, algo inovador na região.
Altos de Pinto Bandeira obtém 1ª DO exclusiva de espumantes do Novo Mundo
Reconhecimento publicado na terça-feira dia 29 de novembro de 2022 na Revista da Propriedade Industrial foi festejado pelas vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino, que passam a exibir nos rótulos de seus espumantes únicos a distinção que eleva e consolida a posição da região e do Brasil no universo da bebida. Foram 10 anos de maturação. Desde que a Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho) deu o primeiro passo na busca da obtenção da Denominação de Origem (DO) Altos de Pinto Bandeira, ainda em 2012, o trabalho nunca mais parou. Esta década serviu para consolidar processos já adotados pelos produtores, conscientes de suas condições privilegiadas de terroir – solo, clima e homem -, ideais para a elaboração de espumantes naturais de excelência. Daqui para a frente, toda garrafa de espumante natural que nasce nesta região delimitada e exibe o Selo da DO estará entregando a garantia da procedência e qualidade das uvas, assim como de cada etapa do caminho, do vinhedo à taça.
Para ter direito ao uso do selo da DO em seus espumantes naturais, as vinícolas Aurora, Don Giovanni, Geisse e Valmarino têm que cumprir regras rigorosas de controle, desde o cultivo das uvas até o engarrafamento. O saber fazer agrícola, vitícola e vinícola deve estar em perfeito equilíbrio durante todo o processo. Tudo começa com as variedades autorizadas – Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico – que, além de serem cultivadas na área geográfica delimitada, também precisam ser conduzidas pelo método espaldeira. A interação clima-solo-videira é o que confere as características particulares necessárias para a elaboração do vinho base que vai originar o espumante natural dos Altos de Pinto Bandeira. O resultado são uvas com maturação moderada e composição equilibrada entre acidez e açúcar, com precursores aromáticos que resultam em qualidades e características de cor, aroma, paladar e estrutura determinadas pelo meio geográfico. Para completar, destaque para a atividade do homem que revela e evidencia, através de sua sensibilidade e conhecimento, a identidade do local.
Mais informações em www.dongiovanni.com.br ou no Instagram @vinicoladongiovanni
Informações via assessoria de imprensa