A mostra Sol do Sul ocorre dia 8 de junho (sábado), a partir das 15h, no palco do Theatro São Pedro (fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura), e conta com quatro diferentes atrações, entre eles, apresenta alguns dos jovens talentos do nosso centro de formação do Multipalco, como grupos da ONG Sol Maior e a Orquestra Jovem Theatro São Pedro. Outro importante projeto da casa é a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), que encerra a mostra, logo após a apresentação do show Casa, com as artistas Madalena e Simone Rasslan.
O evento terá a entrada franca mediante doação de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene para a família dos jovens desses projetos, afetados pela enchente.
PROGRAMAÇÃO:
15h – Sol Maior
A Sol Maior é uma ONG que trabalha proporcionando um espaço de proteção e promoção social a crianças e adolescentes através da música, sediada no Multipalco desde 2012. Nesse dia 8, teremos a apresentação de um pocket show com os grupos de instrumentos, dança, canto, com repertório internacional e brasileiro, incluindo o maculelê, reverenciando as raízes da música afro-brasileira.
16h – Orquestra Jovem Theatro São Pedro
Projeto de inclusão social que atualmente atende 120 jovens gratuitamente, com o objetivo de formar cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro Desde seu surgimento, em 2021, oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes. O projeto, com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da professora e maestrina Keliezy Severo, tem como propósito utilizar a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Além dos encontros dedicados ao violino, a iniciativa conta com aulas de viola, violoncelo, percussão e contrabaixo, assim como disciplinas de teoria e percepção musical.
17h – Show “Casa”
O show CASA, com Madalena e Simone Rasslan, retrata a experiência de isolamento vivida durante os anos de pandemia, que dividiu famílias por todo o mundo, mas que produziu na dupla de cantoras (mãe e filha) a ressignificação desse espaço. As canções do show tratam da relação entre público e privado, entremeadas com textos de Machado de Assis e Guimarães Rosa, autores que mostram modos de existência muito particulares do Brasil. Os textos e as canções constituem um repertório compartilhado, em uma coleção de escutas realizadas na vida das duas musicistas. O show tem sonoridade intimista: Madalena atua na voz, além de executar trilhas pré-gravadas em interferência musical durante as canções, enquanto Simone traz sua voz e conduz as harmonias no piano.
18h – CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade
A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul une-se ao Theatro São Pedro e apresenta o concerto “CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade”, com o intuito de arrecadar donativos para os atingidos nas enchentes do mês de maio, no RS. O programa será composto por árias, duetos, trios e grandes formações vocais de composições icônicas de Mozart, Bizet, Puccini, Delibes, Strauss e Villa-Lobos, nas vozes das sopranos Rosimari Oliveira, Deizi Nacimento, Gaia Schenini, Raquel Flores, Paula Schwartz e Eliana dos Santos, das mezzosopranos Luciane Bottona e Rose Carvalho, dos tenores Flávio Leite, Felipe Bertol e Adolfo Amaral, do barítono Alex Barbosa e do baixo barítono Guilherme Roman. Todos serão acompanhados ao piano por Eduardo Knob. Membros da CORS, diretamente atingidos pelas enchentes, farão parte desse programa solidário, nesse momento importante de reconstrução e retomada das atividades do estado.
MOSTRA SOL DO SUL
Local: palco do Theatro São Pedro
Data: 8 de junho
Horário: a partir das 15h
ENTRADA FRANCA mediante doação
Informações via assessoria de imprensa
–