Abre na próxima terça-feira, dia 4 de abril, a exposição Paulo Monteiro: Linha do Corpo, no Instituto Ling, em Porto Alegre. Com curadoria de Virginia H. A. Aita, a mostra reúne 67 obras criadas entre 1990 e 2022 pelo artista paulista. A exibição pode ser conferida até o dia 17 de junho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h, sempre com entrada franca. Há também a possibilidade de agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br.
A exposição traça um panorama da carreira de Monteiro, trazendo trabalhos importantes da sua vasta produção, iniciada na década de 1990 e voltada à arte minimalista e ao neoconcretismo. Reúne desenhos em grafite sobre papel, guaches, peças de parede e esculturas criadas com materiais como chumbo fundido, bronze e ferro.
Além das obras, o público pode conferir uma linha do tempo com detalhes sobre a trajetória de Monteiro. A cronologia inicia ainda na adolescência do artista, com o interesse por histórias em quadrinhos, resgata suas principais influências, experimentos artísticos e exibições no Brasil e no exterior, e ainda relembra momentos importantes, como a criação do grupo Casa 7 ao lado de Carlito Carvalhosa, Rodrigo Andrade, Nuno Ramos, Fabio Miguez e Antônio Malta.
A mostra tem realização do Instituto Ling e Ministério do Turismo, com patrocínio da Crown Embalagens.
Sobre o artista
Paulo Monteiro (1961, São Paulo) é um dos expoentes da geração surgida nos anos 80 no Brasil. Suas obras foram destaque em mostras nacionais e internacionais como: Colors without a place, Tomio Koyoma, Tokyo (2022); Paulo Monteiro: The Two Sides of An Empty Line, Lévy Gorvy, New York (2021); The Empty Side, Zeno X, Antuérpia (2018); Building Material: Process And Form In Brazilian Art, Hauser & Wirth, Los Angeles (2017); The inside of distance, Office Baroque, Bruxelas (2016); Casa 7, Pivô, São Paulo (2015); Empty House Casa Vazia, Luhring Augustine, Nova York (2015), Paintings on Paper, David Zwirner, Nova York (2014); Where Were You, Lisson Gallery, Londres (2014); 22ª Bienal de São Paulo (1994) e 18ª Bienal de São Paulo (1985). Seu trabalho integra inúmeras coleções permanentes, incluindo MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York), MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAC-SP (Museu de Arte Contemporânea de São Paulo), MAM-RJ (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro) e Museu de Arte Contemporânea de Niterói.
Sobre a curadora
Com breve incursão pelas artes nos anos 1990 e mestrado e doutorado em Filosofia, Virginia H. A. Aita especializou-se em filosofia moderna, estéticas anglo-americanas e Arthur C. Danto. Estudou Filosofia e História da Arte na Universidade de Columbia (Barnard College, NY), onde realizou seu pós-doutorado em Estética, entre 2015 e 2016, e participou de cursos temporários na School of Visual Arts. Lecionou na UFRGS, na UFBA, na Casa do Saber e no Instituto Ling. Atuou como curadora na Fundação Iberê Camargo e em projetos independentes, produzindo textos na área de filosofia e crítica de arte. Recentemente, coorganizou o IV Seminário Estética e Crítica de Arte da FFLCH-USP (Sentidos na Asfixia), onde faz pós-doutorado e integra grupos de pesquisa em estética.
SERVIÇO
Exposição Paulo Monteiro: Linha do Corpo
Artista: Paulo Monteiro
Curadoria: Virginia H. A. Aita
Período de visitação: de 4 de abril a 17 de junho, de segunda a sábado, das 10h30 às 20h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca
Há também a possibilidade de agendar uma visita guiada pela equipe educativa do centro cultural, sem custo, pelo site www.institutoling.org.br
Informações via assessoria de imprensa