A cidade de Três Passos, no Noroeste do Rio Grande do Sul, reafirmou sua vocação cultural ao sediar mais uma edição do evento que já se tornou símbolo local. Realizado de 4 a 8 de novembro, o 7º Festival de Cinema de Três Passos ocupou o histórico Cine Globo — o cinema mais antigo em atividade no estado — com uma intensa programação que exibiu mais de 80 filmes entre mostras competitivas e não competitivas.
Nesta edição, o festival prestou homenagem à atriz Márcia do Canto e ao cineasta Jonatas Rubert, reconhecendo suas trajetórias no audiovisual. A cerimônia de premiação, no sábado (8), encerrou o evento com apresentações de Nina Nicolaiewsky, Three Steps Rock Band e da Cia Cadagy – Corpo em Movimento (Unijuí).
Entre os grandes destaques, o curta paulista “La Hemi”, de Ila Giroto e Estela Lapponi, conquistou os prêmios de Melhor Curta do Festival e Melhor Roteiro. O filme gaúcho “Nhemongarai”, de Jorge Morinico e Hopi Chapman, recebeu os troféus de Melhor Documentário e Melhor Direção. Já o curta “Trapo”, de João Chimendes (RS), foi o escolhido pelo Júri Popular e também premiado por Melhor Interpretação.
Outros premiados incluem “Coisa de Preto” (SE), de Pâmela Peregrino, eleito Melhor Animação; “Resgate Nº13” (PR), de Mike Ale, vencedor de Curta Experimental; e o cubano “Deseo y Esperanza”, de Humberto Epaminondas, reconhecido como Melhor Curta Estrangeiro.
Segundo Elvidia Zamim, coordenadora do Movimento Pró-Arte, o festival reafirma o papel transformador da cultura:
“As muitas histórias, os diferentes temas e gêneros que os realizadores trouxeram para Três Passos expressam a pluralidade do cinema contemporâneo e nos levam a novos olhares sobre a realidade. Criamos laços, ampliamos nossa escuta e nossa visão de mundo”, destacou.
A curadoria das mostras competitivas foi composta por Christian Jafas, Juarez P. Braga Zamberlan, Juliana Costa e Nelson Brauwers.
O evento é uma realização do Movimento Pró-Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos e financiamento do IECINE, Pró-Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal – Brasil União e Reconstrução.
🏆 Vencedores do 7º Festival de Cinema de Três Passos
Melhor Curta do Festival: La Hemi (SP) – Ila Giroto e Estela Lapponi
Melhor Curta Ficção: Deixa (RJ) – Mariana Jaspe
Melhor Documentário: Nhemongarai (RS) – Jorge Morinico e Hopi Chapman
Melhor Animação: Coisa de Preto (SE) – Pâmela Peregrino
Melhor Experimental: Resgate Nº13 (PR) – Mike Ale
Melhor Júri Popular: Trapo (RS) – João Chimendes
Sustentabilidade Ambiental: Badlands: Um Parque Fictício (RS) – Cristyelen Ambrozio
Direitos Humanos: Mar de Dentro (PE) – Lia Letícia
Curta Estrangeiro: Deseo y Esperanza (Cuba) – Humberto Epaminondas
Direção: Jorge Morinico e Hopi Chapman (Nhemongarai)
Interpretação: Leonardo Oliveira (Trapo)
Roteiro: Ila Giroto (La Hemi)
Fotografia: Livia Pascal (O Jogo, RS)
Trilha Musical: Leon Spiandorelli (Todas Essas que Eu Sou, SP)
Montagem: Marilia Moraes, Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro (Dois Nilos, RJ)
Direção de Arte: Luisa Holanda (Para Que Servem as Coisas, RS)
Desenho de Som: Guilherme Cassio (Trapiche, SC)
Menções Honrosas:
- Afrânio Vital, personagem de Dois Nilos, pelo conjunto da obra cinematográfica.
- Mascates de Sonhos (SC), de Kristel Kardeal, pelo resgate do circo como arte tradicional.
Festival de Cinema de Três Passos
Facebook: /festivaldecinemadetrespassos
Instagram: @festivaldecinemadetrespassos




