O palco do Theatro São Pedro recebe nesta quarta-feira, 27 de março, o espetáculo de dança flamenca, ganhador do Troféu Açorianos 2021, Flamenco Negro – da Cia de Arte La Negra Ana Medeiros. A única apresentação será às 20h, com entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na recepção do Multipalco de segunda a sexta, das 13h30 às 18h (até 4 ingressos por pessoa)
A montagem tem direção artística de Everson Silva e Kacau Soares. No elenco, La Negra Ana Medeiros, que também assina a direção geral e coreografia, Patrícia Correa, La Paloma, Bianca Benevenuto La Senhora, Jemima Ruedas e Rose Correa, acompanhadas de Gabriela Vilanova na viola, todas artistas negras.
Flamenco Negro trata de temas como a influência e diáspora negra presentes no flamenco quem permitem dar luz à grande contribuição que o negro tem feito para as artes tanto no Brasil, quanto na Espanha. “E indo além do conhecimento, revelar o que os artistas flamencos vivem na «pele» compartilhando experiências e falando do seu vivido”, afirma a bailaora e criadora do projeto.
“A obra se propôs a narrar formas de opressão racial vividas por mulheres negras no meio flamenco brasileiro e a representar a temática do hibridismo cultural entre danças e musicalidades afrodiaspóricas”, declara. O espetáculo reverbera, assim, as revisões históricas que situam o flamenco como cultura negra que, através de suas conexões atlânticas, influenciam a experiência negra contemporânea na dança possibilitando a essas dançarinas reafirmarem o seu posicionamento e o seu modo de dançar dentro da cena artística flamenca brasileira.
Flamenco Negro no Theatro São Pedro
Quarta-feira, 27 de março de 2024, 20h
Theatro São Pedro – Praça Mal. Deodoro, S/N – Centro Histórico, Porto Alegre – RS
ENTRADA FRANCA
Retirada na recepção do Multipalco de segunda a sexta, das 13h30 às 18h (até 4 ingressos por pessoa)