“Frida Kahlo – Uma Biografia Imersiva” está em cartaz no Rio de Janeiro, no Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, no Posto 6, até dia 27 de agosto. Esta é a maior exposição em torno da vida da mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, criada na Espanha pelas mãos da Frida Kahlo Corporation e da empresa Layers of Reality.
Após um sucesso sem precedentes em Barcelona, a exposição percorreu o mundo, visitando Europa, América do Norte e América Latina, já tendo feito temporadas de sucesso e esgotadas em Salvador e São Paulo. Os ingressos estão disponíveis em Fridakahlorio.com.br.
Frida Kahlo (1907-1954) foi uma das mais importantes pintoras mexicanas, conhecida por seus autorretratos de inspiração surrealista e também por suas fotografias. Ganhou enorme notoriedade sendo aclamada mundialmente como uma das mais ricas expressões artísticas da América Latina. Sua obra transcendeu a dolorosa e trágica existência, atravessou o tempo e a transformou em símbolo de força e resiliência, uma mulher revolucionária, à frente de seu tempo.
Frida transformou sentimentos dolorosos em arte, formas de autoexpressão em cura. Sua figura marcante, legado artístico, declarações e as bandeiras e causas que defendeu na vida e na arte, fizeram com que seu nome e obra chegassem a toda parte.
Sobre a exposição:
A mostra propõe uma jornada interativa através de 13 ambientes para contar a vida da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente suas obras originais.A proposta explora a biografia da artista por meio de coleções de fotografias históricas, filmes, ambientes digitais, instalações artísticas, além de música originalmente criada para reproduzir os momentos mais relevantes de sua vida, convidando os visitantes a descobrir a incrível história por trás do mito.
Dentro de um espaço especialmente construído em uma área de 1.400 metros quadrados, em cerca de 90 minutos o visitante poderá percorrer diferentes espaços que simbolizam e recriam fatos marcantes da vida da artista como “O Instante”, holografia que reproduz o acidente de bonde que marcou sua vida para sempre, com consequências irreversíveis. Outro destaque será “O Sonho”, uma instalação que tenta reproduzir a imaginação e sentimentos de Frida durante a sua recuperação na cama, lugar onde criou grande parte de suas obras. A arte faz referência ao ciclo da vida da artista, nascimento e morte, saúde e doença.
O grande destaque fica por conta do salão principal, uma espetacular viagem sensorial pelo “Universo de Frida”, onde o espectador se mistura e se entrega à profusão de cores e movimento.
Serviço:
Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana
Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro
30/06/23 a 27/08/23
Terça a domingo, das 10h às 20h
Os ingressos estão disponíveis em Fridakahlorio.com.br.
Informações e imagens via assessoria de imprensa