Festival de curtas-metragens será realizado de 7 a 12 de outubro, no Teatro Goiânia, com entrada gratuita
A 23ª edição da Goiânia Mostra Curtas, um dos principais festivais de curtas-metragens do Brasil, recebeu 1.281 inscrições de filmes de todas as regiões do país. Foram enviados trabalhos de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais. O evento será realizado de 7 a 12 de outubro de 2025, no Teatro Goiânia, com programação gratuita e aberta ao público.
Entre os inscritos, estão 665 filmes de ficção, 365 documentários, 139 produções experimentais e 112 animações. O crescimento das inscrições goianas reforça o fortalecimento da produção audiovisual em Goiás. A única ausência foi do estado do Amapá.
Uma das novidades desta edição é a criação da Curta Mostra Origens, voltada exclusivamente para curtas universitários goianos, que recebeu 35 inscrições. A lista oficial de selecionados será divulgada no dia 15 de julho.

Mostras competitivas valorizam diversidade e novos talentos
De acordo com a diretora-geral Maria Abdalla, o número expressivo de inscrições confirma a importância de manter e incentivar festivais de cinema voltados à formação de público e fortalecimento do setor.
“A Goiânia Mostra Curtas contribui para a continuidade da produção de curtas-metragens no Brasil, impulsionando o audiovisual nacional, gerando empregos e fomentando a economia criativa. Também amplia o espaço para essas obras no cenário internacional”, destaca Abdalla.
As mostras competitivas da edição 2025 são:
- Curta Mostra Brasil
- Curta Mostra Goiás
- Curta Mostra Origens (curtas universitários goianos)
- 22ª Mostrinha (voltada ao público infantil)
Os filmes selecionados concorrem ao Troféu Icumam e a prêmios em serviços e produtos oferecidos por empresas do setor audiovisual. O festival também contará com uma Mostra Especial temática, não competitiva.
Goiânia Mostra Curtas é referência no audiovisual independente
Realizada desde 2001 pelo Icumam Cultural, a Goiânia Mostra Curtas consolidou-se como um dos festivais mais importantes dedicados ao curta-metragem no país. O evento se destaca por fomentar a diversidade cultural, estimular a experimentação artística e democratizar o acesso ao cinema brasileiro.
Além das exibições, a mostra oferece uma programação formativa gratuita com:
- Oficinas e cursos
- Laboratórios de roteiro
- Masterclasses com profissionais do setor
- Debates, palestras e homenagens
- Pocket shows e ações voltadas à formação de plateia
Essas atividades contribuem para o intercâmbio entre gerações de realizadores, estimulam a formação de redes de colaboração e reforçam a importância do curta-metragem como espaço de inovação e crítica social.
Realização e apoios
A 23ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Icumam Cultural, com patrocínio da Rodonaves Transportes e apoio financeiro do Programa Goyazes 2025, por meio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás e do Governo de Goiás.
A mostra também conta com apoio institucional da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia, e com apoio do Sesc/Fecomércio/Senac-Goiás.
Entre os parceiros e colaboradores estão Paradiso Multiplica, Canal Brasil, Effects Filmes, Link Digital, DOT Cine, Mistika, Estúdio JLS, AIC – Academia Internacional de Cinema, Ultrassom, ABRA – Associação Brasileira de Autores e Roteiristas e Sesc TV.
Serviço
23ª Goiânia Mostra Curtas – Festival Nacional de Curtas-Metragens
Data do evento: 7 a 12 de outubro de 2025
Local: Teatro Goiânia – Goiânia (GO)
Entrada: Gratuita
Site oficial: www.goianiamostracurtas.com.br
Instagram: @goianiamostracurtas | @icumam_
Informações via assessoria de imprensa