A Prefeitura de Belo Horizonte, a partir de uma parceira entre a Belotur e o Sebrae Minas, laçou o Guia Virtual do Mercado Central, projeto que visa estreitar a conexão dos visitantes com o icônico centro de compras e espaço de lazer da cidade, oferecendo uma imersão na rica história das pessoas e dos produtos que moldaram sua trajetória de sucesso. A iniciativa faz parte da celebração de cinco anos desde a conquista do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco para a capital mineira em 2019. O tour virtual, assim como outras informações sobre o projeto, pode ser acessado no Portal Belo Horizonte.
Por meio de uma plataforma multissensorial, os turistas e moradores da cidade poderão explorar um universo gastronômico vasto e diversificado. Este guia reúne conteúdos em variados formatos e suportes, como textos, áudios e vídeos, proporcionando uma experiência inovadora e envolvente. Os visitantes do Mercado Central poderão acessar esses recursos de duas maneiras: diretamente no local, por meio de leitura de QR codes, disponíveis nas lojas e em pontos estratégicos do mercado; ou de forma remota, pelo link no portal da cidade. A plataforma oferecerá cinco caminhos temáticos: doces, comidas, queijos, bebidas e ingredientes/panelas, abrangendo um total de 31 estabelecimentos do centro de compras.
“Este projeto, que celebra os cinco anos em que Belo Horizonte foi reconhecida pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, visa conectar os visitantes ao Mercado Central, a seus corredores vibrantes, aos produtos locais e, acima de tudo, às pessoas que dão vida a essa economia criativa. Este guia virtual e imersivo apresenta novas perspectivas, tendências e maneiras de vivenciar um dos nossos principais atrativos turísticos, valorizando este ponto de encontro especial para mineiros e turistas de todo o mundo, celebrando a rica cultura e a gastronomia de Minas Gerais”, comenta Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
O Guia Virtual do Mercado Central faz parte das ações em comemoração aos 5 anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia concedido a Belo Horizonte pela Unesco em 2019. Outras iniciativas em que a Belotur esteve envolvida incluem a participação na Conferência Internacional sobre Estudos e Pesquisas em Gastronomia e Turismo, realizada em Ouro Preto/MG. Também houve o lançamento do projeto ‘Bares com Alma’, desenvolvido em parceria com o Sebrae e apresentado no último dia 13. A iniciativa produziu um inventário de 30 estabelecimentos icônicos e tradicionais da cidade.
“O Mercado Central de Belo Horizonte é um patrimônio cultural e econômico da cidade, onde as tradições mineiras e a diversidade do comércio local se encontram e conectam gerações. Essa iniciativa do Sebrae Minas e da Belotur acontece em um momento especial, pois nossa capital comemora, em 2024, cinco anos do título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido pela Unesco. E o Mercado, que completou 95 anos em setembro, é o ambiente ideal para o turista conectar cores, sabores e aromas da culinária mineira. Nosso propósito é oferecer aos turistas e demais frequentadores uma experiência turística imersiva no local, proporcionando uma viagem por meio de seus saberes e histórias”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Territórios e Redes Criativas
O lançamento do Guia Virtual do Mercado Central faz parte do projeto ‘Territórios e Redes Criativas’, criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades.
Em sua primeira etapa, desenvolvida em 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Em 2021, o projeto foi implementado no território da Pampulha, que também conta com um guia virtual, disponível no Portal Belo Horizonte.
A iniciativa no Mercado Central pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda.
Mercado Central
O Mercado Central é uma das maiores referências da cultura alimentar da cidade, reunindo em um só local produtos, insumos, utensílios e pratos que caracterizam as diversas regiões de Minas Gerais. Fundado em 1929, o Mercado Central de Belo Horizonte é um dos atrativos turísticos mais visitados da capital mineira, conta com mais de 400 lojas e um fluxo diário de visitantes de cerca de 30 mil pessoas. Em 2016, a Revista da TAM reconheceu o Mercado Central de Belo Horizonte como o terceiro melhor do mundo.
Informações via assessoria de imprensa