Inhotim inaugura nova exposição botânica no Google Arts

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Muito presentes no cotidiano das pessoas e algumas das responsáveis por encantar milhares de visitantes no Inhotim, as aráceas são as protagonistas da nova exposição virtual do Instituto no Google Arts and Culture: “Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas”. A mostra estreia amanhã, dia 22 de setembro, início da primavera no Brasil.

Foto: João Marcos Rosa
Além das imagens e descrições das plantas, a exposição contará com áudios de profissionais do Inhotim e de convidados experts na área com curiosidades e usos das aráceas no nosso cotidiano. Você vai conhecer espécies como o imbé-gigante (Philodendron danteanum G.S. Bunting) (foto). Essa planta gigantesca e de aparência jurássica é um arbusto trepador ou rastejante nativo da Venezuela, com folhas espessas, resistentes e onduladas. Uma verdadeira preciosidade na natureza.

“Uma das missões de um jardim botânico é difundir conhecimento e aproximar as pessoas desse mundo que, costumeiramente, é científico e recheado de latim. Queremos simplificar e ressignificar as plantas para a população. Nesta nova exposição, são bônus as imagens irretocáveis de João Marcos Rosa, fotógrafo renomado com trabalhos publicados em revistas como a National Geographic”, ressalta o curador botânico do Instituto, Juliano Borin.

As aráceas são a segunda família mais representativa do acervo botânico do Inhotim, com 470 espécies, tipos e variedades, atrás apenas da coleção de palmeiras (1019). Já a quantidade de exemplares é incontável. Trata-se de plantas excepcionalmente diversas e compreendem espécies arbustivas, trepadeiras, epífitas e até aquáticas. São primordiais na composição de jardins tropicais e o paisagista do Inhotim, Pedro Nehring, aproveita bem a variedade de formatos, cores e texturas nos espaços do Jardim Botânico, combinando harmonicamente as nativas e exóticas. Aproveite para contemplá-las neste novo formato inédito e on-line!

Informações via assessoria de imprensa