A Opus Entretenimento, uma das maiores empresas de entretenimento ao vivo do Brasil, agora oficializa seu braço social. Para fortalecer e ampliar as iniciativas de desenvolvimento e incentivo à educação e à cultura realizadas ao longo de 28 anos, em parceria com a iniciativa privada, nasce o Instituto Cultural Opus (ICO), que conduzirá a gestão de projetos e espaços culturais, incentivará a profissionalização voltada ao universo artístico, além de difundir arte, cultura e entretenimento com acessibilidade e democratização de acesso.
A atuação do ICO, que terá como sede o Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre (RS), deve se dar inicialmente em São Paulo (SP) e na capital gaúcha, onde a instituidora se faz presente por meio da administração de casas de espetáculos, produção, promoção e realização de shows, montagens teatrais, festivais, eventos corporativos e turnês de grandes artistas nacionais e internacionais.
Segundo o CEO da Opus Entretenimento e diretor-presidente do ICO, Lucas Zaffari, a empresa já possui uma base sólida e um compromisso com o acesso à cultura. “O Instituto Cultural Opus chega com a promessa de ampliar horizontes e transformar a maneira como a cultura é difundida no Brasil. Tenho certeza de que, em breve, o instituto será referência na gestão, produção e democratização da cultura, reafirmando o papel essencial da arte na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, destaca.
Como amostra da atuação social ativa da Opus Entretenimento, destacam-se, nos últimos 5 anos, a realização de 130 espetáculos em 26 projetos incentivados de acesso à cultura, 1.300 instituições beneficiadas com ações de contrapartida social, a venda de mais de 230 mil ingressos a preços populares, a doação de cerca de 280 mil ingressos e a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Além disso, a empresa é reconhecida como referência em acessibilidade de conteúdo em grandes espetáculos, com interpretação em Libras, audiodescrição, experiência tátil, informativos em Braille e outras formas de oportunizar o amplo acesso à cultura.
Projetos
Uma das primeiras ações previstas pelo instituto é a realização da exposição “O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton – Caminho de Luzes”, que ocorrerá em São Paulo de 15 de maio até agosto. Por meio do instituto, 8 mil pessoas, entre estudantes de instituições públicas de ensino e pessoas atendidas por ONGs e projetos sociais, terão acesso gratuito à experiência. Além disso, mais de 16 mil ingressos serão disponibilizados a preços populares, e a exposição contará com recursos de acessibilidade de conteúdo.
Outra ação já em andamento é o projeto “5km de Cultura”, que oferece aulas de artes cênicas para escolas públicas afetadas pela enchente de 2024 em Porto Alegre. No primeiro semestre de 2025, foram disponibilizadas 70 vagas para crianças de 8 a 11 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Lions Club POA Farrapos. Ao final do curso, os alunos terão a oportunidade de conhecer o Teatro do Bourbon Country em uma visita guiada, além de participar de uma mostra artística do projeto no palco por onde já passaram grandes artistas.
“Teremos diversas iniciativas já mapeadas para os próximos dois anos nas regiões sul, sudeste e nordeste. Esperamos impactar o maior número possível de pessoas por meio das nossas ações, que carregarão o padrão de qualidade de tudo que é conduzido pela Opus”, conclui Lucas.
Para saber mais sobre o Instituto, acesse: https://opusentretenimento.com/instituto-cultural-opus