Movimento pede mais respeito e menos cancelamentos nas redes sociais

Queridos leitores viajantes! Vocês também concordam que precisamos de mais diálogo e menos cancelamentos nas redes sociais?

Pois foi acreditando nessa premissa que um grupo de 27 professores, pesquisadores, profissionais e consultores da área da Comunicação, com atuação em vários estados brasileiros, lançou o Movimento #RespeitoNasRedes – por mais diálogo e menos cancelamentos.

A iniciativa – que conta com o apoio desta Passageira que vos fala, Andressa Griffante – propõe uma reflexão sobre o momento que vivemos, a cultura do cancelamento e suas consequências, e teve inicio com um manifesto redigido de forma colaborativa e disponível no site oficial movimentorespeitonasredes.com.

 

 

O Movimento alerta para o papel da sociedade, empresas, organizações, influenciadores, imprensa e instituições de ensino para o incentivo ao uso responsável das redes e promoção de uma cultura voltada ao diálogo.

O grupo se uniu a partir da percepção de excessos cometidos em algumas situações, levando a uma emoção coletiva nas redes, que muitas vezes resulta na destruição de reputações. O documento pondera que, “marcas, empresas, organizações e pessoas são julgadas, condenadas e executadas pelo tribunal das redes sociais da internet”. E conclui que na cultura do cancelamento – exclusão sumária de quem, aos olhos e julgamento das redes, cometeu erros – passaremos a ver cada vez mais vozes sendo caladas pelo medo de perder trabalho, espaço ou sofrer ataques mais graves, que ultrapassam a barreira do digital e passam a ser um inimigo real, também fora da internet. 

O Movimento #Respeitonasredes – por mais diálogo e menos cancelamentos também está presente nos meios digitais (abaixo) e convida todos a compartilharem a mensagem e apoiarem a iniciativa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…