Música e autocuidado em novo projeto do cantor Leandro Ayô

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Não tenha medo de ser. Estou com você. Grita se precisar de mim é o que entoa a canção Conselho para uma boa respiração, primeiro ato do projeto solo Leandro Ayô & Os Reis. Mais do que um lançamento musical, o artista gaúcho propõe um passeio por diversos temas ligados ao autoconhecimento. E alia sua sonoridade diversa – que mistura jazz, soul e MPB – ao conceito do álbum, “Você, rei da sua vida”.

 

Leandro Ayô. Crédito: Luis Ferreira


Em 9 Atos (9 canções autorais), Leandro Ayô convida o público a se questionar se é o rei ou rainha da sua própria vida. Cada um deles explora uma temática diferente ligada ao autocuidado, bem-estar e controle emocional. O clipe da música (ou ato) de estreia já está
disponível em seu canal de YouTube. E o álbum na íntegra pode ser escutado nas principais plataformas de streaming, como Spotify. A primeira composição – intitulada “Conselho para uma boa respiração” serve como uma espécie de aconselhamento musical, abordando sensivelmente questões como depressão, ansiedade e estresse.

Parece uma resposta ao momento atual de pandemia, mas a ideia do projeto surgiu muito antes, em 2017. “O álbum foi idealizado musicalmente após um jantar com meu amigo pessoal e produtor musical Jackson Spindler. Após assistir o filme Onde Vivem os Monstros fiz a pergunta: Eu sou o rei da minha vida?”, conta o artista.

O questionamento se transformou em um ambicioso projeto musical que reuniu um time de criativos para que o conceito da obra estivesse presente não apenas nas letras das músicas, mas também na arte do disco, na produção, cenário e figurinos utilizados no videoclipe e demais materiais.

Capa do álbum virtual, com arte do ilustrador Felipe Navarro. Inspirada na arte africana, cartas de tarô e utilizando os símbolos da cultura Adinkra, representando cada uma das músicas. 

 

1º ATOConselho para uma boa respiração

O primeiro ato, Conselho para uma boa respiração é um alerta e uma recomendação para lidar com sentimentos como depressão, ansiedade e estresse. Contou com a parceria do músico Antônio Carlos na composição. Clique aqui para escutar a música.

Processo criativo e pandemia

O processo criativo de Leandro Ayô bebeu de diversas fontes, entre elas filmes, livros, relatos, além de suas experiências e observações do cotidiano. Durante a fase de finalização do projeto, a pandemia trouxe experiências ainda mais intensas que também se refletiram neste projeto.

Começamos a fase masterização do disco para iniciar a fase de lançamento e no meio deste processo recebi uma ligação via vídeo do meu amigo, poeta e parceiro de composição. Falamos por mais de uma hora e no final em meio a despedidas eu disse: As músicas estão lindas e quero te levar no ensaio’. Infelizmente ele teve complicações devido ao covid, foi internado e faleceu”, conta Leandro, sobre sua fase mais difícil da pandemia.


“Você, rei da sua vida” em 9 atos:

1º Ato – Conselho para uma boa respiração (conselho para depressão, ansiedade e estresse) 

2º Ato – 11 horas (amor próprio e a futilidade da busca material)

3ª Ato – Reconstrução (laços afetivos e reconciliação)

4º Ato – Casa (cotidiano da vida de um casal)

5ª Ato – Estrada (jornada, motivação; buscas profissional e pessoal)

6º Ato – Mosaico (recorte da discussão e conflitos da vida)

7º Ato – Abril (chegada, promessas, cuidados e liberdade na relação)

8ª Ato – Flores (perda e despedida)

9º Ato – Cavaleiro Andante (O que é loucura? maldade do homem e crenças)

 

Principais plataformas em que o álbum está disponível: Amazon Music, Apple iTunes, Deezer, Spotify, YouTube Music, entre outros.

 

Ficha técnica:

Leandro Ayô (voz)
Bruno Roldo Rudger (trombone)
Diego Gadenz da Silva (guitarra e vocais)
Gustavo Laydner Rodrigues (bateria)
Jackson Spindler de Oliveira (piano e teclados)
Marco Aurélio Nunes da Silva (sax)
Pedro Felipe Ourique de Souza (contra baixo)
Bianca Obino (participação especial nos vocais)

Produtores:
Produção Fonográfica – Leandro Ayô
Técnico de Gravação e Mixagem – Fernando Dimenor (Studio Tec Áudio)
Técnico de Masterização – Diego Gadenz (Studio Planeta Musical)
Produção musical e arranjos – Jackson Spindler
Ilustrador – Felipe Navarro
Figurino – Lê Carello
Fotografia – Luis Vieira
Assessoria de Imprensa – Andressa Griffante

Instagram: @ayo_eosreis
Spotify: Leandro Ayô e Os Reis
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCTMIIyPusIXYmbdlIoRbJ0g
E-mail: contato@leandroayo.com
Site: https://www.leandroayo.com/