Viaje por destinos, culturas, experiências...

Nós por Nós em cartaz no Teatro Renascença, em Porto Alegre

Agenda, Cultura, Destaque, Destaques

Completando 14 anos em 2018, o Teatro Sarcáustico retornou em grande temporada no Teatro Renascença, onde fica em cartaz até 22 de abril com seu mais recente projeto cênico. Nós por Nós foi construído sobre o mote “O que te afeta e te faz resistir”?, uma obra autoral que se debruça sobre a compreensão dos afetos como possíveis formas de reação, revolução e resistência. “Em tempos em que presenciamos tantos cerceamentos de direitos sobre os corpos, amores, espaços e conhecimentos, fomos buscar o tema do espetáculo através de afetos como resistência política”, declaram os diretores do projeto, Daniel Colin e Ricardo Zigomático.

nosponos3_credito_Qex Bittencourt

A dramaturgia cênica original de Nós Por Nós é elaborada a partir de processos autobiográficos dos performers e de como estes processos se afetam entre si, mas também a partir de referenciais diversos, como músicas, textos, matérias jornalísticas, filmes e obras de arte que tratam deste mesmo universo: atos políticos não-violentos.

“Interagir com nossos corpos e confrontar afetamentos significa neste espetáculo performar um terrorismo afetivo que possa nos desacomodar de nosso cotidiano que insiste em nos coagir politicamente. Somos cinco performers em cena que juntos se tornam muitos. Nisso achamos na letra da música Yasuke, do rapper paulista Emicida, o título do espetáculo: “Eu e você juntos somos nós, nós que ninguém desata”, contam.

No elenco, Daniel Colin, Guadalupe Casal, Ricardo Zigomático e Ursula Collischonn interpretam cenas que foram criadas a partir de referências encontradas em notícias como o caso da senhora de 70 aos que cobre mensagens nazistas em Berlim, mobilizações de pessoas após desastres, beijaço em protesto à agressão a gays, músicas machistas, entre outras. “Fomos nos alimentando dessas histórias que trazem o afeto como arma de resistência e assim construímos um espetáculo que conta muitas histórias, mas sem falas”, revelam. Na questão do verbo, o crítico teatral do site Agora, Renato Mendonça, escreve: “O espetáculo quase não tem palavras, mas ao final é cheio delas. Quase não há falas em Nós Por Nós, mas a montagem é eloquente”.

A performance sonora, assinada por Vitório O. Azevedo, é executada ao vivo, enquanto capta os sons das atrizes e dos atores durante as cenas, construindo uma dramaturgia sonora, juntamente com o design de luz de Casemiro Azevedo, seu irmão, que canta uma das músicas do espetáculo. Antonio Rabadan assina os figurinos, que foram desenvolvidos através de uma parceria com a Code Moda da ESPM-Sul.

As sessões ocorrem de sexta-feira a domingo, às 20h30. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e R$ 40,00, com descontos para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino médio e fundamental, na bilheteria do teatro em dias de espetáculo ou antecipadamente pelo site  www.entreatosdivulga.com.br

Nosso site é afiliado de algumas marcas de turismo que conhecemos e recomendamos

Ao efetuar uma compra através de um dos links dos parceiros abaixo, você não paga a mais por isso e ainda ajuda a manter este site ativo, pois recebemos uma pequena comissão 🙂

Estas recomendações te ajudam no planejamento e organização de sua próxima viagem! E a lista seguirá crescendo para que mais ofertas e dicas especiais sejam aproveitadas por mais passageiros!

Hospedagem?

Garanta seu transfer e todas as opções para seu deslocamento no destino
Ingressos com descontos nos principais atrativos
Confira os principais passeios turísticos com a Brocker Turismo

 

Deixe o primeiro comentário


A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…

Saiba mais