Crescem as experiências turísticas ao longo da costa do Rio Grande do Sul. Na região Sudeste do Estado, que compreende inúmeros municípios, pelo menos 20 deles recebem os visitantes com estrutura diferenciada para quem busca lazer, aventura, descanso, ecoturismo, gastronomia rural, contemplação, trilhas, acampamento e muitos mais. Com o objetivo de fomentar a divulgação destes destinos – que inicia na cidade de Guaíba e segue até o Chuí, na fronteira com o Uruguai – surgiu a marca Costa Doce Gaúcha.
A grande extensão territorial e diversidade ambiental resulta em diferentes paisagens banhadas pelas águas da Laguna dos Patos, do Lago Guaíba, da Lagoa Mirim, da Lagoa Mangueira, além de conexão com o mar aberto. E entre praias e fazendas, lagos e campos, os visitantes exploram lugares incríveis, se encantam tanto com a beleza natural quanto com o patrimônio histórico.
Essa variedade de roteiros foi o que me chamou atenção na apresentação que os municípios da Costa Doce Gaúcha realizaram recentemente em Porto Alegre. Destaco abaixo algumas destas experiências e deixo aqui o link para um material muito rico com mais informações, no guia gratuito criado pela Anelise Zanoni, do Travelterapia.
GUAÍBA
O município de Guaíba é o que está mais próximo da Capital entre os demais que compõem a Costa Doce. Cerca de 40min de distância de carro, ou então 20min atravessando o lago Guaíba, com o catamarã.
Enquanto Porto Alegre é conhecida pela vista maravilhosa do Pôr do Sol refletido nas águas do Guaíba, a cidade vizinha possui vista privilegiada para o nascer do Sol e para o nascer da Lua! Uma das experiências para estas contemplações é o Lual na Orla do Lago Guaíba. Vale também conhecer melhor a história da cidade a bordo de uma charmosa jardineira que realiza um city tour de cerca de 40min.
TAVARES
O município de Tavares localiza-se em um istmo, na planície litorânea na região sul do Estado. Fica situado entre a Lagoa dos Patos e a Lagoa dos Peixes. A cidade atrai diversos turistas internacionais, interessados principalmente na área preservada do Parque Nacional da Lagoa do Peixe. São 34.000 hectares e 120.000 km² de paraíso natural, onde banhados, matas nativas, dunas, lagoas e praias oferecem uma rica diversidade de habitats.
Ainda sem explicação conhecida, as aves migratórias descobriram a Lagoa do Peixe, fazendo deste lugar uma parada obrigatória e seu maior refúgio na América Latina. Este imenso viveiro natural abriga 181 espécies de aves – entre elas 26 visitantes do Hemisfério Norte e 5 do Hemisfério Sul. Dentre elas, o flamingo, uma das aves mais fascinantes de serem avistadas no local. O turismo na cidade inclui passeio de 4×4 pelos incríveis cenários do parque nacional.
MORRO REDONDO
A charmosa cidade de Morro Redondo conta com diversos sítios, cachoeiras e inclusive uma vinícola. É um destino para quem busca descanso e contemplação, e está à 40 min de Pelotas, com outros diversos atrativos. Um dos principais roteiros no local, Morro de Amores, inicia nos Vinhos Nardello, com visita aos parreirais e degustação. Depois passa pela Pousada da Cachoeira e a Floricultura Sobrado das Plantas, com paradas gastronômicas de comida caseira. É uma boa pedida para se conectar com a natureza e o clima calmo do interior.
RIO GRANDE
Cidade mais antiga do Estado, Rio Grande é repleta de história, além de suas belezas naturais. Fica no município a Praia do Cassino, com ótima estrutura para receber os visitantes, e também parte da Estação Ecológica do Taim (que se estende também pelo município de Santa Vitória do Palmar). A unidade de conservação recebe os turistas com informações e curiosidades sobre os animais e aves da região.
Também são passeios obrigatórios a quem visita Rio Grande andar pelo seu centro histórico e visitar o Museu Oceanográfico. E a cidade ainda reserva diversos outros atrativos como passeios náuticos, museus, eventos e opções gastronômicas e hoteleiras com bastante diversidade e comodidade.
PELOTAS
Já escrevi recentemente sobre Pelotas aqui no blog. É uma cidade encantadora por sua tradição doceira, bem como seu legado arquitetônico e patrimônio histórico e cultural. Um dos eventos mais famosos da cidade, a Fenadoce, já tem data para ocorrer em 2023: será de 2 a 18 de junho.
Além das visitações nas antigas charqueadas, pelo centro histórico, docerias e demais atrações gastronômicas, Pelotas também oferece rotas rurais, passeio pela Praia do Laranjal, turismo náutico e uma agenda cultural sempre vibrante.
—
Estas são apenas algumas das cidades que compõem a diversidade de destinos da Costa Doce Gaúcha. A região também abrange os municípios de Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço, Arroio do Padre, São José do Norte, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Camaquã, Piratini, Capão do Leão, Arroio Grande, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Chuí.