Segunda fase do Novo Muro da Mauá traz fotografia, arte e celebridades para festejar em imagens os 250 anos de Porto Alegre. São 5 módulos iluminados (frontlights) com fotografias, 5 de artes visuais e 3 com celebridades, totalizando 13 novas telas.
A galeria virtual de fotografia Zigwall, junto da equipe de curadoria do Novo Muro da Mauá, selecionaram 5 fotógrafos – Alexandre Raupp, Fabian Gloeden, Heloisa Medeiros, Raul Krebs e a dupla formada por Ita Kirch e Simone Blauth – para o recorte desta etapa.
Já outros 5 profissionais, artistas visuais e gráficos, foram escolhidos pelo time do próprio Novo Muro da Mauá, em especial pela diretora cultural Rafaella Ferreira e pelo diretor de criação Rafael Braga. Cusco Rebel, Laura Loyola, Mitti Mendonça (Mão Negra), Soul Chamb e Viti (Viti Grosman) criaram obras exclusivamente para esta etapa do projeto.
Um grupo de personalidades reconhecidamente ligado a Porto Alegre completa a renovação do muro. De jogadores de futebol, passando por músicos, até jornalistas e escritores, cada qual à sua maneira, festeja os 250 anos da cidade. Os nomes serão revelados aos poucos nas ampliações, esperando as pessoas para fazerem as famosas selfies. O site www.murodamaua.com.br e o Instagram @novomurodamaua aprofundam o conteúdo dos painéis como um desdobramento, já que o Muro tem a proposta de ser multimídia em sua entrega. A hashtag #novomurodamaua garante a repostagem de fotos dos visitantes no perfil da rede social.
Confira algumas das artes expostas na nova fase do Novo Muro da Mauá:
Janelas digitais – Outra novidade desta segunda etapa é a instalação de 5 “janelas digitais”. O nome foi inventado pelo próprio Consórcio, tendo em vista que extrapolam e muito o conceito de uma simples tela de LED. Elas “flutuam”, presas apenas lateralmente, tal como “entradas de luz” do Novo Muro da Mauá. Dicas culturais de cinema, música, filosofia, teatro, dança, entre outras expressões artísticas, serão reproduzidas, além de informações relevantes da Prefeitura aos cidadãos. Inclusive está em andamento uma parceria com a Secretaria de Educação que vai permitir aos estudantes da rede municipal a oportunidade de parabenizar a cidade nestas janelas por meio de desenhos e ilustrações. Em breve haverá maior detalhamento desta dinâmica tanto educacional como inclusiva. Por fim, as empresas co-adotantes também vão felicitar a cidade por seus 250 anos ali, junto de outras marcas interessadas em homenagear e colorir a cidade.
Projeto – O Novo Muro da Mauá é um projeto “vivo” e será renovado em imagens periodicamente, a cada quatro meses. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapa mostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. As próximas fases vão focar em momentos marcantes, características da gente porto-alegrense e da cultura local e, claro, ainda mais personalidades. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul), Vivo e Warren, junto do consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá.
Informações via assessoria de imprensa