O Parque Estadual do Itacolomi, localizado em Ouro Preto e Mariana, ganha uma nova opção de experiência para amantes de esporte, aventura e natureza. No dia 26 de setembro, será realizada a primeira edição do Treino Noturno, atividade que convida visitantes a percorrer as trilhas do parque após o pôr do sol, revelando uma perspectiva totalmente diferente da paisagem diurna.
A iniciativa integra a nova fase da operação do espaço, que foi reaberto ao público em fevereiro de 2026 após um amplo processo de revitalização em sua infraestrutura. Desde então, o local passou a contar com a gestão da concessionária Parquetur na prestação de serviços de apoio à visitação e uso público.
Experiência única em unidade de conservação
Mais do que uma simples atividade esportiva, o Treino Noturno amplia as possibilidades de uso público da unidade de conservação e propõe uma nova maneira de perceber o ambiente natural. “Quando a luz do dia dá lugar à noite, trilhas e paisagens ganham novos contornos, sons e sensações, criando uma experiência de contato com a natureza diferente daquela vivenciada durante a visita convencional”, ressalta Lucas Oliveira, gerente operacional do parque.
A primeira edição terá concentração na Portaria do Parque a partir das 18h30, com largada prevista para as 19h. Os participantes poderão escolher entre corrida ou caminhada, ambas em um percurso de ida e volta com aproximadamente 10 quilômetros.
Informações sobre ingressos e equipamentos
Para participar da atividade, é obrigatório levar lanterna de cabeça, recipientes para hidratação e kit básico de primeiros socorros. O ingresso custa R$ 28,75 e deve ser adquirido previamente pelo site oficial de vendas do parque (parquedoitacolomi.com.br/loja/).
Criado em 1967, o Parque Estadual do Itacolomi abrange 5.971 hectares de área preservada e protege importantes remanescentes de Mata Atlântica e campos de altitude. Além do Pico do Itacolomi, com 1.772 metros de altitude, o espaço guarda acervos e referências históricas como a Fazenda São José do Manso e a Casa Bandeirista.
Atuação e compromisso da Parquetur
A Parquetur é uma empresa brasileira e uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no país, atuando na prestação de serviços de apoio aos visitantes com foco na conservação, proteção da natureza e educação ambiental. A empresa é responsável pela administração do uso público de diversas unidades de conservação pelo Brasil:
- Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro
- Caminhos do Mar, em São Paulo (integrante do Parque Estadual Serra do Mar)
- Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais
- Parque Estadual do Itacolomi, também em Minas Gerais
- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
A empresa também detém a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, cujo processo de administração do uso público está em fase de implementação e passará a ser operado em breve. A proposta da Parquetur é (re)encantar as pessoas a partir de uma abertura gentil e imersiva da natureza, promovendo maior acessibilidade ao público visitante, conservando a biodiversidade, indo além do ecoturismo e colocando o meio ambiente como protagonista a ser valorizado. Para mais informações, acesse parquetur.com.br ou confira o perfil no Instagram (@parquetur).




