Cinquenta e quatro projetos de trinta países concorreram ao prêmio, sendo apenas cinco selecionados: além de Instinto (Brasil), A Bee in the Hert of Her (Estados Unidos), Crossing the Desert (Líbano), They have already gone (Sérvia) e Torvald (Noruega). A coordenadora do Ibsen Scope, Hilde Guri, estará na plateia durante a estreia em Porto Alegre. Essa é a segunda vez que o Projeto Gompa é selecionado nesse concorrido edital internacional de montagem cênica. Em 2017, o espetáculo vencedor foi Inimigos na Casa de Bonecas, que foi apresentado no Teater Ibsen, em Skien, na Noruega.
— Como conheço bem a Camila e o Projeto Gompa, e tenho o maior respeito e admiração por eles, estou com uma expectativa muito grande. Este é o segundo projeto que fazemos juntos. Eu sei que os atores são brilhantes e a Camilla apresenta uma direção sublime. Espero vivenciar essa experiência e fazer parte de uma obra artística contemporânea que discuta a sociedade brasileira. É uma encenação política e com o dedo apontado para onde o sapato aperta. Espero, e tenho certeza de que teremos, uma experiência teatral muito, muito boa — comemora Hilde Guri.
A produção conta ainda com trilha sonora original de Álvaro RosaCosta, iluminação e videografia de Ricardo Vivian e provocação coreográfica de Carlota Albuquerque. No dia 20 de maio, fragmentos da montagem serão encenados na programação da Noite dos Museus. Com entrada franca, essas performances vão acontecer às 23h, na Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico). Antes, às 21h30min, no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo (Rua João Alfredo, 582 — Cidade Baixa), o público poderá assistir a trechos de outra peça do grupo: Amazônia — um olhar sobre a floresta.
Para os espectadores de Instinto, ficará a pergunta: será que nossa capacidade de raciocínio é suficiente para nos tornar realmente superiores aos animais?
FICHA TÉCNICA:
Direção: Camila Bauer; Elenco: Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz; Cenografia e Vídeos: Élcio Rossini; Provocação Coreográfica: Carlota Albuquerque; Iluminação e Videografia: Ricardo Vivian; Trilha Sonora Original: Álvaro RosaCosta; Máscaras: Victor Lopes; Dramaturgia: Giuliano Zanchi a partir da obra Brant, de Henrik Ibsen; Produção: Projeto Gompa; Financiamento: Ibsen Scope;

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.
Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…