Perguntas e respostas sobre Caminho de Santiago em encontro em Porto Alegre

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Parece que para os interessados em percorrer o famoso Caminho de Santiago de Compostela não faltam eventos, livros e, principalmente, peregrinos dispostos a compartilhar suas experiências e assim ajudar novos viajantes nesta jornada. Em Porto Alegre, uma semana após o lançamento do livro Caminhos de Santiago, da jornalista Andréa Prestes, outro evento será realizado sobre o tema. É a terceira edição do “Caminho de Santiago – Perguntas & Respostas”, que acontece na próxima segunda-feira (21/03).

As amigas e peregrinas Adriana Reis, Natalia Ferreira e Tatiana Fadel Rihan, unidas pelo Caminho, idealizaram o encontro com o objetivo de dar dicas, orientar e esclarecer dúvidas aos interessados, curiosos e apaixonados de plantão. Elas recebem o público – que tem entrada franca – a partir das 19h, no Dí Rihan Bistrô (Av. Nilópolis, 543 loja 01).

 

24f
Tatiana Fadel Rihan, peregrina e uma das organizadoras do evento

Adriana produz e vende para todo o Brasil a famosa Tarta de Santiago, iguaria galega. Neste ano após a volta do seu segundo Caminho, lançou a grife “Camino – Vestindo Poesia”. Uma linha de roupas, lenços e bolsas com tecidos a partir de suas fotos e olhares de sua jornada pelas rotas compostelanas. Natália se mudou para Espanha e abriu o Albergue Estrella Guia onde se tornou uma referência no Caminho de Santiago e com bolo e afeto acolhe peregrinos de todo o mundo. Tatiana escreveu o livro “Uma Viagem em um Bloco de Notas”, já em segunda edição e vendendo no exterior. Realiza eventos e palestras sobre sua experiência por todo o Brasil.

Muitas são as histórias e emocionantes, de superação, desapego e pessoas que mudaram o rumo de suas vidas com essa experiência. O Caminho de Santiago é uma rota de peregrinação milenar, Compostela (Campus Stellae) significa campo das estrelas, alusão à lenda da descoberta do túmulo do apóstolo. Uma das várias e encantadoras versões é que o Caminho segue a via láctea.

São muitas estradas e “pueblos” medievais que dão passagem a um peregrinação de mais de 11 séculos de existência, é uma das mais conhecidas e apreciadas do mundo. O encanto e a importância cultural e histórica do Caminho deixa ainda mais encantadora a peregrinação.

O evento “Caminho de Santiago – Perguntas & Respostas” é mensal e aberto ao público. Esta edição também marcará o lançamento das novas estamparias da grife Camino. O encontro conta com a participação e o olhar de Natalia diretamente da Espanha, trazendo boletins informativos e novidades sobre esta jornada. Terá sempre convidados especiais com novas abordagens e assuntos. Neste mês será a vez de dois casais contarem suas experiências. Perguntas e respostas em dose dupla. Há quem pense que fazer o caminho em casal é complicado, mas também existem os adeptos.

Os convidados especiais são Gilberto e Maria Ester Adami, ambos de Caxias do Sul, que fizeram o Caminho juntos em 2015, após a primeira experiência de Gilberto em 2009. Para eles, fazer o Caminho de Santiago é: “Nos desnudarmos diante de nós mesmos, diante do outro e da própria vida”. Também participam o casal Marcelo e Viviane Borin, de Canoas, que fizeram o trajeto juntos em 2014. Para eles o Caminho foi um momento de aprender. Elas afirmam: “Mesmo tendo escolhido caminhar juntos, na Espanha e na vida, somos seres independentes e precisamos respeitar o momento e as escolhas de cada um.”

SERVIÇO:

O que: “Perguntas & Respostas – Caminho de Santiago”

Quando: 21 de março de 2016

Hora: 19h

Onde: Dí Rihan Bistrô: Av. Nilópolis, 543 loja 01 – Em frente a praça da Encol – Estacionamento e segurança no local