Restaurante MoltBe oferece culinária espanhola em meio a um jardim em Porto Alegre

Divulgação/MoltBe

Há poucos meses Porto Alegre ganhou um novo espaço gastronômico, voltado à culinária espanhola. O MoltBe, na Zona Sul de Porto Alegre/RS, no Bairro Tristeza, reúne a experiência da cozinha catalã em uma atmosfera que é um jardim multicolorido a céu aberto, pois está situado dentro da Floricultura Winge, a maior do Brasil. Com 33 mil m² de área e 136 anos de existência, o restaurante funciona em um galpão também centenário, com estacionamento próprio e cortesia. A casa opera de dia e à noite, sendo o lugar perfeito para aquele happy hour.

Comandado pelos sócios Fernando Quines, Roberta Duarte, Leandro Bulsing e Paola Cheiram, o local é cuidadosamente ornamentado com plantas, flores e pinturas que fazem alusão à arte e à cultura da Espanha. Com mesas na parte interna e também ao ar livre, acomodando até 90 pessoas sentadas em ambos os ambientes, possui ainda em seu interior um recanto especialmente decorado por reconhecidos arquitetos, que, de tempos em tempos, se revezam deixando sua marca no espaço. Neste momento, este cantinho leva a assinatura de Ivan Andrade.

Foto de Mônica Coimbra

Cardápio

Elaborado para agradar a diferentes paladares, o cardápio, essencialmente voltado à gastronomia espanhola, foi criado pelo chef Gustavo Marques, graduado na Le Cordon Bleu Peru. Com opções de tapas; saladas; entradas, como bolinhos e croquetas; até os pratos principais e as sobremesas, o detalhe é um só: saber o que comer não é uma tarefa das mais fáceis, ainda mais com o chef William Goulart pilotando a cozinha do MoltBe.

Tapas e entradas – No menu de tapas, o pão tostado é de fermentação natural com alternativas de recheios que passam por queijo brie, mel, azeite de oliva, jamón e figos; lâminas de batata combinadas com maionese de páprica defumada e salmão defumado; camarão salteado com cubos de aipo, maçã verde e tomate; além de berinjela empanada em panko, acompanhada de queijo de cabra, molho de tomate e orégano; entre outros.

Já para quem prefere bolinhos e croquetas, as opções são irresistíveis. Desde o tradicional de bacalhau, crocante por demais; até os de espinafre salteados com uva passa e empanados em panko; e os elaborados com jamón. Além da Brandada de Bacalao, feita com pasta clássica espanhola de batatas à base de bacalhau e azeite de oliva, acompanhado de tostadas de pão de fermentação natural; bem como as Batatas Bravas com molho picante.

Pratos principais – Receitas à base de frutos-do-mar, tendo como protagonistas camarão e bacalhau, além de frango, carne de cordeiro e ainda carne bovina selada a ferro. Tudo com acompanhamentos que passam pelo arroz negro ou branco com açafrão, massa rigatoni e molhos inusitados, entre eles o de beterraba. Alguns pratos podem ser produzidos sem carne e outros com a substituição do camarão por cogumelos.

Entre tantas delícias, um dos destaques vai para o “Mar I Muntanya”. Feito com frango defumado, assado, com bisque de camarões, acompanhado de arroz com açafrão, raspas de avelã e camarões salteados. E para as crianças ou mesmo para os adeptos à cozinha um pouco mais tradicional, a dica é iscas de filé acompanhadas por batatas rústicas. Já os vegetarianos têm ainda, além de demais pratos, a opção da Escalivada, porção de pimentão, berinjela e cebola assados e confitados em azeite de oliva.

Sobremesas – E para finalizar a vivência gastronômica no MoltBe, que quer dizer “Muito Bom”, as sobremesas são de dar água na boca. Vão desde churros acompanhados de doce de leite; Creme Catalana, que é o creme inglês com base cítrica e crosta de caramelo; e outras opções apetitosas.

Bebidas – A casa possui uma carta de drinques especiais; vinhos de diferentes uvas e nacionalidades; bem como espumantes variados, inclusive um rótulo espanhol; além de chopp e cervejas. Entre as bebidas queridinhas do local está a sangria, preparada com vinho tinto ou branco, sumo de fruta, pedaços de frutas e açúcar. E como não poderia faltar, as típicas catalãs, como a Clara Catalana, que é a cerveja com soda limonada; o Rebujito, preparado com vinho branco, soda limonada e hortelã; e o Tinto Verano, taça de vinho tinto com suco de laranja e soda limonada.

Funcionamento e cardápio de domingo – O MoltBe abre nas quartas-feiras, das 12h às 15h, de quintas a sábados, das 12h às 22h, e, aos domingos, das 11h às 18h30min. Possui estacionamento próprio e no local, com permanência gratuita. Aos domingos, a partir das 15h, o restaurante tem um cardápio com opções especiais de tapas, além daquele cafezinho delicioso para o fim de tarde.

Take away e delivery – O MoltBe ainda opera com take away (pedir e retirar), pelo WhatsApp (51) 9492-8290, e também delivery (telentrega) pelo Ifood. Ambos nos mesmos dias e horários de funcionamento da casa: quartas-feiras, das 12h às 15h, quintas a sábados, das 12h às 22h, e, aos domingos, das 11h às 18h30min. Nos Bairros Ipanema, Jardim Isabel, Vila Conceição, Camaquã, Tristeza, Cavalhada, Vila Assunção e Cristal o próprio restaurante pode fazer a entrega, pelo valor de R$10,00 o serviço.

Nos dois sistemas, o cardápio contempla quatro pratos principais (Mar I Muntanya, Caldereta, Arroz Nègre e Arroz Nègre Vegà), uma opção de tapa (Brandada Bacalao), e uma sobremesa (Xurros Espanyols). Já na carta de bebidas, são três rótulos de vinhos à disposição.

Serviço do MoltBe

Funcionamento do restaurante, do take away e do delivery: quartas-feiras, das 12h às 15h, quintas a sábados, das 12h às 22h, e, aos domingos, das 11h às 18h30min.

Endereço: Rua Mário Totta, 963 – Bairro Tristeza, Zona Sul, com estacionamento próprio no local e cortesia.

Instagram: @moltbezonasul 

Reservas, take away e delivery: Pelo telefone (51) 99492-8290, também WhatsApp.

 

Informações via assessoria de imprensa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Passageira

A Passageira

Andressa Griffante é Jornalista, especialista em Marketing de Conteúdo e Influência, e uma viajante apaixonada por arte, história e cultura. Acredita que os lugares e as pessoas tem muito para nos ensinar, e que nem sempre precisamos ir longe para aprender com o mundo.

Que valoriza a liberdade de viajar sozinha e o aprendizado de se perder de vez em quando. Gosta de planejar cada passo de uma viagem com antecedência, mas às vezes se joga numa trip de última hora. Quer aproveitar a vida ao máximo e compartilhar seus caminhos, afinal, estamos todos aqui de passagem…