Um passeio pela história, vida noturna agitada, ótima gastronomia e paisagens surpreendentes!
Muito mais que parada obrigatória para os viajantes que querem conhecer a cidade sagrada de Machu Picchu, Cusco reserva uma atmosfera mágica, que envolve os visitantes em uma viagem pela história. As ruas estreitas, os nativos com suas roupas coloridas, as alpacas e lhamas cruzando pelas calçadas, a paisagem, o artesanato e a gastronomia, tudo é fascinante.
Ao comprar sua passagem ao Perú, reserve ao menos 4 dias em Cusco para aproveitar todos os passeios que a cidade e seus arredores oferecem. E no primeiro dia trate de preparar o corpo para a altitude. Folhas de coca, chás de coca e balas de coca ajudam e podem ser encontrados em qualquer mercadinho da cidade. Em farmácias também é possível encontrar as pílulas para evitar o chamado “soroche” ou “mal de altitude”, que pode causar bastante mal estar e cansaço na chegada.
Depois do corpo aclimatizado, é só aproveitar! Passear bastante pelas ruas no centro de Cusco, entrar nos museus que contam sobre a civilização Inca. Pra quem adora história, como eu, existem vários sítios arqueológicos na região.
Os restaurantes e a gastronomia peruana já é bem conhecida e aclamada mundo afora, e em Cusco existem diversos locais para provar as iguarias. Bares também oferecem o famoso Pisco Sour, bebida típica que mistura angostura, pisco, suco de limão e jarabe de goma. É uma delicia e em alguns locais o barman ensina você a fazer seu próprio Pisco Sour (pagando um pouco mais, claro).
Pra quem gosta de voltar da viagem com souvenirs pra toda família e amigos, vai ficar em dúvida do que comprar, com tantas opções de artesanato!
Destino imperdível na América Latina, Cusco ainda proporciona uma vida noturna agitada, com festas e diversos bares ao redor da praça central.
Minha experiência em Cusco foi tão positiva que está na minha lista de destinos em que quero voltar!