O Rio Grande do Sul consolidou sua posição como um dos principais destinos de turistas estrangeiros no Brasil. Em 2025, o estado foi o terceiro que mais recebeu visitantes internacionais, somando 1.431.795 turistas que chegaram por vias terrestre, aérea, fluvial e marítima. O volume representa um crescimento de 86,4% em relação a 2024, índice quase duas vezes superior à média nacional, de acordo com dados da Embratur e da Polícia Federal.
O resultado ganha ainda mais relevância por ocorrer após um período de forte impacto para o turismo gaúcho, provocado pelas enchentes que atingiram o estado. Para a ABAV-RS, o desempenho confirma o potencial dos destinos locais, amplia as oportunidades de negócios para o trade regional e projeta um cenário positivo para o turismo em 2026.
RS deixa de ser corredor de passagem e se firma como destino final
A expressiva alta no número de turistas internacionais também reforça uma mudança importante na percepção do estado, que passa a ser visto como destino final de viagem, e não apenas como rota de passagem para o litoral catarinense. Um dos principais exemplos é Gramado, onde o fluxo de turistas argentinos cresceu 167% em 2025, na comparação com o ano anterior.
Além do aumento no número de visitantes, a permanência média chegou a seis noites, indicador que aponta para maior consumo, diversificação de experiências e fortalecimento da economia local.
Agências de viagens sentem impacto direto do crescimento
Essa mudança já é percebida pelas agências de viagens que atuam no estado. A diretora operacional e de vendas da Brocker Turismo, Carlise Bianchi, afirma que cerca de 15% dos turistas atendidos atualmente pela empresa são argentinos, percentual que vem crescendo de forma consistente nos últimos anos.
Segundo ela, o avanço é reflexo de um trabalho contínuo de abertura de mercado internacional, especialmente com Argentina e Uruguai, por meio da participação em feiras, eventos e ações promocionais realizadas em parceria com as secretarias de turismo municipal e estadual.
“Acreditamos muito no fortalecimento dessa aproximação com os países vizinhos, especialmente porque temos atrações diferenciadas e uma conectividade aérea e rodoviária cada vez mais eficiente, fator decisivo para a escolha do destino”, destaca Carlise.
Ela ressalta ainda o crescimento do turismo rodoviário, principalmente a partir da região de Córdoba, mercado que recebeu ações específicas de divulgação em 2024. “Existe um entendimento crescente de que o Rio Grande do Sul não precisa ser apenas um local de passagem. Temos produtos, experiências e estrutura para sermos um destino de permanência”, completa.
Mudança no perfil do turista argentino
Dados da Setur-RS mostram uma transformação no comportamento do turista argentino, principal mercado emissor internacional para o estado. As emissões de passagens aéreas indicam que os visitantes estão circulando por diferentes destinos gaúchos, impulsionados pela ampliação da malha aérea.
O volume de assentos em voos com origem na Argentina mais que dobrou em relação a 2023, com operações da Gol, Latam e voos sazonais da Azul.
Entre os principais indicadores levantados pela Setur-RS, destacam-se:
- Viagens mais longas: em 2023, 52,8% dos argentinos permaneciam entre três e quatro noites no RS; em 2025, o índice chegou a 68%;
- Grupos maiores: viagens com três ou mais pessoas passaram de 21% em 2023 para 39% em 2025;
- Perfil menos corporativo: viagens a negócios caíram de 28,3% em 2023 para 25,8% em 2025;
- Fortalecimento das agências de viagens: a participação das agências na emissão de passagens subiu de 54,9% em 2023 para 69,1% em 2025.
Perspectivas positivas para o turismo gaúcho
Para o presidente da ABAV-RS, João Augusto Machado, os números refletem um esforço conjunto do setor. “O aumento na chegada de turistas, na permanência e no interesse em viajar pelo nosso estado nos deixa imensamente otimistas. É resultado de um trabalho contínuo do trade turístico, em parceria com o governo do Estado”, afirma.
Segundo ele, a tendência é de crescimento sustentado. “Temos atrativos para todas as épocas do ano: litoral estruturado, experiências consolidadas na Serra, turismo de compras na fronteira, além de natureza e gastronomia em diversas regiões. Agora, podemos dizer que o mundo começa a descobrir tudo isso”, conclui.
Fonte: Dados obtidos da Setur-RS a partir de informações do Observatório de Gramado, com base em dados da Claro Geodata.




