100 anos de "La Cumparsita", tango mais famoso do mundo

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
La Cumparsita
La Cumparsita

Em 2017 completou-se 100 anos do tango considerado o pai de todos os tangos, La Cumparsita. Em abril de 1917 foi tocada pela primeira vez, em Montevidéu, esta obra prima do uruguaio Gerardo Matos Rodríguez.

Em passagem do Vice-ministro do Turismo do Uruguai, Benjamin Liberoff, pela capital gaúcha final de agosto, ele recebeu imprensa e blogueiros em café da manhã que homenageou a canção, com a presença de Rosário Infantozzi, sobrinha do famoso compositor. Rosário lançou um curta metragem para contar a história de como o tango foi composto, durante uma enfermidade que deixou Matos Rodríguez de cama e perto da morte, ainda muito jovem. O curta pode ser visto no youtube (abaixo).

No evento com a imprensa gaúcha, Liberoff também falou sobre o incentivo do Uruguai aos turistas dos países vizinhos, Brasil e Argentina, como melhoria de estradas e acordos com companhias aéreas para aumentar a frequência de voos entre os países, além de investimentos em conectividade. No Uruguai atualmente o número de smartphones ultrapassa o número de habitantes, o que faz com que a maioria dos esforços em divulgação estejam focados na internet móvel.  Dos turistas brasileiros que chegam à aduana todos os meses, cerca 45% deles são oriundos do Rio Grande do Sul, e em sua maioria de Porto Alegre e Grande POA.