20º Porto Verão Alegre segue até 17 de fevereiro na capital gaúcha

Compartilhe esta página
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Com o conceito “O Sol da Meia Noite” e #culturatransforma a 20ª edição de um dos maiores festivais privados de arte do País está em curso na Capital e Região Metropolitana e segue até dia 17 de fevereiro. São 97 espetáculos apresentados nos palcos de Porto Alegre, entre opções de teatro, dança, mágica e ilusionismo e música. Nove atrações serão apresentadas no Teatro do SESC em Canoas. A Mostra Infantil reunirá seis peças, apresentadas no Teatro do SESC em Porto Alegre. E outras três peças serão exibidas dentro do Circuito Interior, em Canoas, Camaquã e Gravataí.

Programação completa e vendas de ingressos no site www.portoveraoalegre.com.br.

Imagem conceito PVA 20 anos Crédito Mainquest-page-001

Dentre os espetáculos em cartaz estão alguns clássicos gaúchos, mas também diversas apresentações inéditas! Confira algumas estreias abaixo:

CARRIE A HISTÉRICA

Apresentações: 01, 02 e 03 de fevereiro

Horário: 21h00

Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665, Porto Alegre)

Sinopse: “CARRIE, A HISTÉRICA – 30 Anos Depois” é a remontagem de texto escrito por Renato Del Campão e Zé Adão Barbosa no final de 1987 e que esteve em cartaz até 1990, exatamente no período de transição depois de três ditaduras militares. Na peça, duas irmãs atrizes, Dalva e Phedra Libânio, de gerações diferentes e com estilos opostos – uma representa o teatro conservador e a outra o comercial – divagam sobre seus passados e prometem ao público uma adaptação do filme “Carrie, a Estranha”, de Brian de Palma. O tempo passa e a promessa é adiada por intervenções não planejadas, transformando o que seria uma apresentação formal num festival de risadas.

Ficha Técnica:

Autor: Renato Del Campão

Direção: Eduardo Kraemer

Elenco: Renato Del Campão e Zé Adão Barbosa

Classificação: 16 anos

Duração: 80 min

LILÁS

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro

Horário: 22h30

Local: Porão do Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: espetáculo composto por dois textos curtos de Jon Fosse: “Lilás” e “Guitar Man”, nunca encenados no Brasil. A montagem é a primeira oportunidade para o público gaúcho conhecer a obra de um dos mais renomados dramaturgos europeus da atualidade.

Sobre LILÁS

Escrita em 2003, como parte do projeto “Shell Conexions”, flagra o ensaio de um grupo de jovens músicos inexperientes, tentando encontrar uma linguagem para a recém-formada banda. Os sonhos e conflitos de seus integrantes são a tônica que alimenta o desenvolvimento da peça. Inominados, os personagens são associados ao instrumento que tocam: o guitarrista, o baixista, o baterista, o vocalista, e assim por diante. A presença de uma mulher que acompanha os ensaios do grupo, acirram as contradições e os enfrentamentos que transformarão a vida de cada um deles.

 

Sobre GUITAR MAN

O monólogo que complementa o primeiro texto, flagra o personagem do guitarrista alguns anos depois, transformado em um músico de rua diante das adversidades que a vida lhe impôs. Um texto comovente faz o balanço de sua trajetória de vida, suas frustrações e expectativas.

 

Ficha Técnica:

Autor: Jon Fosse

Direção: Luciano Alabarse

Elenco: Frederico Vittola, Leonardo Koslowski, Miriã Possani, Nicolas Vargas e Pingo Alabarce

Classificação etária: 16 anos

Duração: 80 minutos

 

UM CORPO ESTRANHO ENTRE NÓS

Apresentações: 08,09 e 10 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

Sinopse: Dois amigos, Cesar e Arnaldo, e uma mesma mulher. Ela deixa de viver com Arnaldo par viver com Cesar e depois abandona Cesar para viver novamente com Arnaldo…Mas isto não é tudo. Entre os dois amigos uma grande amizade. E um final, senão surpreendente, ao menos inusitado.

 

Ficha Técnica:

Autor: Josué Guimarães

Direção: José Ronaldo Faleiro

Elenco: Regis Brandão, Luis Emilio Strasburger e Suzi Rêgo

Classificação etária: 14 anos

Duração: 80 min

 

SÉRGIO ROJAS INSTRUMENTAL

Apresentações: 14 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

Sinopse: Trilhas originais feitas para cinema mais as trilhas instrumentais dos projetos avulsos.

Ficha Técnica:

Autor: Sérgio Rojas

Direção: Sérgio Rojas

Elenco: Sérgio Rojas violão, Caio Maurente baixo acústico, Diogo Barcelos Piano, Dhouglas Umabel Violino.

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Duração: 60 min

 

TOC UMA COMÉDIA OBSESSIVA COMPULSIVA

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: Quatro pessoas, com diferentes personalidades e tipos de TOC, encontram-se num improvável consultório. Enquanto esperam pelo famoso Dr. Clóvis Schartzmann, para uma sessão de psicoterapia, compartilham suas vidas e desenvolvem uma estranha relação. Uma comédia para quem tem mania de bom humor!

 

Ficha Técnica:

Autor: Artur Jose Pinto

Direção: Lutti Pereira

Elenco: Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinicius Petry

Classificação etária: 14 anos

Duração: 60min

 

A edição de 2019 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banrisul e Zaffari, e tem patrocínio do Grupo RBS, DLL, Corsan e Panfácil, além do apoio de Dufrio, Net Claro, Doctor Clin, Laghetto, Planalto, Panvel, STB, BRDE e DC Shopping.

O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.

 

Informações via assessoria de imprensa